Avançar para o conteúdo principal

Templo Radha-Krishna

Do programa mensal de visitas culturais dos SSAP fizemos uma visita ao Templo Hindu "Radha-Krishna".


Completamente desconhecida, por nós, a existência deste templo e da sua história, depois da apresentação que nos foi feita, ficámos com uma ideia geral sobre esta comunidade na cidade de Lisboa.

Lisboa - Templo Radha-Krishna

O Templo “Radha-Krishna” foi inaugurado oficialmente a 4 de novembro de 1998 pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, e pelo Sacerdote Shree Rameshbhai Oza.

Junto ao complexo existe um jardim público onde se encontra uma estátua de corpo inteiro da Grande Alma da Índia, Mahatma Gandhi e da sua mulher Kasturba.

Lisboa - Estátua de Mahatma Gandhi e sua esposa

Um pouco de História:
A Comunidade Hindu desenvolveu-se em Portugal a partir de 1975, como consequência da descolonização de Moçambique, englobando aproximadamente 9.000 membros e cerca 800 sócios efectivos, residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e, na sua maioria, oriundos de Moçambique e alguns do Estado de Gujarate pertencentes à Índia Portuguesa.
Desde 1986, a Comunidade Hindu de Portugal, no início com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa e depois com o Instituto Português de Sangue, todos os anos comemora o aniversário de Mahatma Gandhi (2 de outubro) com uma Campanha de Doação de Sangue que se estende aproximadamente por quatro dias.
O principal idioma hindu geralmente utilizado entre os nossos associados e simpatizantes é o Gujarati, língua do Estado de Gujarat. Para manter as tradições, o Gujarati é ensinado em cinco escolas gentilmente cedidas aos sábados pelas Câmaras Municipais de Lisboa (Areeiro/Chelas/Olaias), Amadora e Loures (Portela e Santo António dos Cavaleiros), e nas próprias instalações da instituição, sob os auspícios da DREL - Ministério da Educação.
Assim, e desde a primeira hora, foi intenção dos membros fundadores da Comunidade Hindu de Portugal, constituir uma associação representativa de todos os hindus e em que todos pudessem ser congregados sem quaisquer discriminações. (fonte: Comunidade Hindu)





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...