Avançar para o conteúdo principal

Praça de Touros do Campo Pequeno

Fomos fazer uma visita guiada à Praça de Touros do Campo Pequeno inserida na programação de Maio das Visitas Comentadas de Lisboa Cultural.


A Praça de Touros, actualmente com múltiplas funções, já era nossa conhecida como sala de espectáculos e Centro Comercial, a parte dedicada à tauromaquia não conhecíamos.

Lisboa - Praça de Touros do Campo Pequeno

Foi D. Sebastião que em 1578 mandou erigir em Xabregas a primeira praça de touros portuguesa. As primeiras praças de touros de Lisboa foram construídas já durante o séc. XVIII na Junqueira, em Belém, na Anunciada e no Salitre. Posteriormente (1831) foi construída a Praça de Touros do Campo de Santana, destruída em 1889, tendo vindo a ser substituída pela Praça de Touros do Campo Pequeno.
Edifício de planta circular, originalmente destinado a corridas de touros, foi construído no final do séc. XIX, a partir de 1891, vindo a ser inaugurado em 18 de agosto de 1892. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público. Projectada pelo arq. José Dias da Silva e inspirada na já desaparecida praça touros madrilena, traduz um exemplar de arquitectura revivalista, em particular neo-árabe. Desenvolvida em quatro pisos bastante rasgados, a praça apresenta torreões com cúpulas bolbiformes, sendo coberta ao centro por cúpula e lanterna cilíndrica com remate bulboso, de feição orientalizante e vazada por arcos redondos ou em ferradura, igualmente islamizantes, como é exemplo o do portal principal. A acentuar o seu carácter mudéjar toda a fachada, corrida, é revestida por tijolo de cor natural. No interior, a praça é em chão de areia com bancadas, galerias e camarotes em círculo.
Encerrada ao público em junho de 2000, devido ao seu avançado estado de degradação, foi objecto de obras de remodelação, segundo projecto do arq. José Bruschy, com a colaboração dos arquitectos Pedro Fidalgo, Filomena Vicente, Lourenço Vicente, João Goes Ferreira e Gonçalo Teixeira, concluídas em 2006.
Actualmente, o Campo Pequeno acumula a sua valência inicial, como praça de touros, com a de sala de espectáculos multiusos, integrada num centro de lazer, que conta também com uma moderna galeria comercial e um parque de estacionamento subterrâneo. A capacidade da sala são 8770 lugares. (fonte: Câmara Municipal de Lisboa)

Além da visita à arena da Praça de Touros, visitámos também o Museu do Campo Pequeno. Um programa diferente que nos fez lembrar outros tempos em que a tauromaquia era muito apreciada.

Lisboa - Praça de Touros do Campo Pequeno



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...