Avançar para o conteúdo principal

Jardim Botânico e Palácio Nacional da Ajuda

Da programação das Jornadas Europeias do Património de 2021 escolhemos fazer a visita guiada ao Jardim Botânico e ao Palácio Nacional da Ajuda.



Celebrando a assinatura do protocolo entre o Palácio Nacional da Ajuda e o Jardim Botânico da Ajuda foi dinamizada uma iniciativa conjunta que integrou uma visita comentada ao Jardim Botânico da Ajuda, seguida de visita orientada ao Palácio Nacional da Ajuda.

O Jardim Botânico da Ajuda é o mais antigo jardim botânico de Portugal, tendo sido mandado plantar pelo Marquês de Pombal, em 1768 com a designação de Real Jardim Botânico da Ajuda.

Lisboa - Jardim Botânico da Ajuda

Foi construído com fins de museu e viveiro de espécies botânicas oriundas das mais diversas partes do mundo. Atualmente é administrado pelo Instituto Superior de Agronomia e entre 1994-1997 executou um projeto de recuperação para garantir a sua origem botânica, mantendo e apresentando as plantas de uma coleção que recorda a história da curiosidade científica dos portugueses que abriram os Oceanos, e, apresentá-lo como um espaço de lazer.

As novas plantas encontram-se distribuídas por áreas fitogeográficas (Brasil e América do Sul, Austrália e Nova Zelândia, Região Macaronésia, Europa Central e Atlântica, China e Japão, América do Norte e Central, Região Mediterrânea e África) com base na história da sua introdução em Portugal e na sua ligação aos Descobrimentos Portugueses.

Foi também criado o Jardim dos Aromas, especialmente destinado a cegos com tabuletas em braille e plantas expostas em alegretes levantados permitindo cheirá-las e tocá-las.

Lisboa - Palácio Nacional da Ajuda

Lisboa - Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda foi iniciado em finais do século XVIII para residência da família real portuguesa, é um edifício histórico classificado como Monumento Nacional, que integra importantes coleções de artes decorativas dos séc. XVIII e XIX. Foi residência oficial da família real portuguesa durante cinquenta anos, tornando-se um dos principais palcos das reuniões do Conselho de Estado, de grandiosos banquetes e recepções oficiais. O Palácio é hoje um museu aberto ao público servindo igualmente de palco a diversas cerimónias protocolares e de representação do Estado. (fonte: DGCP)








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...