Avançar para o conteúdo principal

Quinta do Falcão, Tomar

Convívio com amigos na Quinta do Falcão na região de Tomar. Programa organizado pelo grupo Tryvel tendo como acompanhante o amigo Vitor Casul.


Antes de chegarmos à Quinta do Falcão fizemos uma pequena paragem em Tomar para passear um pouco no Parque do Mouchão.

Tomar - Parque do Mouchão

A Quinta do Falcão fica localizada na margem esquerda do Rio Nabão. Datada de finais do Século XIX foi fundada por uma família com o mesmo nome.

Posteriormente, por volta de 1920, esta propriedade foi adquirida pela família Salvador e pela família Ferreira, que aí se estabeleceram, dando origem ao lugar hoje denominado Quinta do Falcão.

Tomar - Quinta do Falcão

A família Salvador dedicou-se essencialmente à agricultura, e ao comércio de animais, no qual José Salvador se notabilizou.

José Salvador iniciou e consolidou a sua Ganadaria e a sua Coudelaria com o maior carinho e construiu as infraestruturas necessárias para que os seus filhos pudessem no futuro dar continuidade à sua obra.

A “Quinta do Falcão” encerra no seu espaço a tradição, a rusticidade e o espírito tauromáquico. É hoje o resultado da dedicação e trabalho consolidado de três gerações, com uma diversidade de vertentes. Agricultura, pecuária, ganadaria e coudelaria.

Organiza eventos e a mais recente vertente um Centro Hípico num âmbito não só nacional como internacional.

O almoço foi num dos grandes salões da quinta onde aproveitámos para confraternizar com os nossos amigos.

Tomar - Quinta do Falcão

Depois do almoço tivemos uma visita guiada aos vários espaços da quinta.

À Casa do Avô onde está instalado o Museu da Quinta com várias salas. uma sala onde estão expostos todos os artefactos relacionados com a carreira do Cavaleiro Rui Salvador numa diversidade que contempla fotografias, distinções, trajes e utensílios.

A Sala de Trajes e Arreios ondes estão expostos os ricos trajes e a beleza dos seus arreios. Encontram-se expostos vários tipos de trajes relacionados com as atividades típicas da ruralidade ribatejana. Fazem ainda parte desta exposição vários tipos de arreios relacionados com a equitação Nacional e Internacional, prevalecendo a típica sela “À Portuguesa”.

Tomar - Quinta do Falcão


Tomar - Quinta do Falcão

No salão de Carros Antigos pudemos apreciar a coleção de carros de cavalos, desde “Millords”, “Vitórias” a “Coupés” percorrendo mais de 300 anos da História da evolução dos veículos no mundo.

Tomar - Quinta do Falcão

Visitámos também a coleção de Galinhas de Raça.

Tomar - Quinta do Falcão

Tivemos também oportunidade de ver um espectáculo equestre. Na Quinta a equitação é uma atividade desenvolvida desde sempre onde são treinados os cavalos diariamente. A Quinta está agora a trabalhar no seu projeto mais recente o Centro Hípico Quinta do Falcão.

Tomar - Quinta do Falcão








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...