Avançar para o conteúdo principal

Observatório Astronómico de Lisboa

 

Uma visita ao Observatório Astronómico de Lisboa do programa Visitas Comentadas de Lisboa.

Situado na Tapada da Ajuda fomos conhecer com visita guiada este Observatório.

O Observatório Astronómico de Lisboa foi edificado entre 1861-67 e desenvolveu excelentes competências em trabalhos de Astrometria no séc. XIX e parte do séc. XX, que lhe granjearam reconhecimento internacional. Foi integrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em Março de 1995, mantendo a sua estrutura humana própria, onde usufrui de um ambiente científico moderno desenvolvido no meio académico. No verão de 2012 a Conselho da Universidade de Lisboa aprovou a integração do OAL na Unidade Museus da Universidade de Lisboa.

As actividades e objectivos incluem globalmente a investigação científica e histórica, a preservação e divulgação patrimonial e a oferta de um serviço público de excelência. Podemos mencionar, entre estas tarefas, que o OAL

Mantém e fornece a Hora Legal ao País segundo os mais modernos protocolos e meios tecnológico-científicos, dirigindo a Comissão Permanente da Hora.

Promove a investigação científica em Astronomia e Astrofísica modernas, nos tópicos mais actuais e candentes, com recurso aos grandes instrumentos em observatórios internacionais, europeus e sondas espaciais. Através do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, conta-se a participação em muitos projectos internacionais, assim como a formação de estudantes de pós-graduação e o financiamento da investigação.

Preserva e disponibiliza para a investigação científico-histórica o acervo documental e bibliográfico dos séc. XIX e XX, onde se contam algumas obras ímpares em Portugal e no mundo.

Dá a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.

Divulga a cultura científica junto do público com palestras, cursos de astronomia, observação astronómica e consultório científico.

Estimula o ensino da Astronomia nas Escolas Básicas e Secundárias com acções pedagógico-científicas, aconselhamento académico adequado para alunos, e apoia os professores.

Presta esclarecimentos genéricos e emite pareceres técnicos sobre fenómenos astronómicos do interesse dos parceiros sociais, entre os quais se contam Tribunais, advogados, Protecção Civil, jornalistas, editores, Portos e aeroportos nacionais.

Mantém o serviço de biblioteca, que é uma das mais ricas no país em Astronomia e Astrofísica.. Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...