Avançar para o conteúdo principal

Passeio "Lembrar Belém"

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e organizado pelo Padrão dos Descobrimentos fizemos o programa "Lembrar Belém".


Fizemos este programa em dois dias, o primeiro dia o percurso comentado e o segundo dedicámos à visita ao Padrão dos Descobrimentos.

Lisboa - Padrão dos Descobrimentos

No percurso comentado foi feita uma abordagem histórica de Belém, como local evocativo das Descobertas Marítimas e marcado em 1940 pela Exposição do Mundo Português, mostrando-nos como o património construído e natural se cruzam e reforçam a sua identidade cultural e patrimonial ligada ao Tejo e ao mar.

O percurso começou junto ao Padrão dos Descobrimentos. 

Em posição destacada na margem direita do rio Tejo, o monumento original, em materiais perecíveis, foi erguido em 1940 por ocasião da Exposição do Mundo Português para homenagear as figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos portugueses. A réplica atual, em betão e pedra, é posterior, tendo sido inaugurada em 1960. O monumento foi pensado inicialmente por Cottinelli Telmo como uma homenagem ao Infante D.Henrique, na sequência de vários projetos e concursos para Sagres, realizados ao longo dos anos sem que nenhum chegasse a ser construído.

Lisboa - Padrão dos Descobrimentos

Continuámos pelo Terreiro das Missas.

O Terreiro das Missas, espaço que foi, no decorrer do século XX, utilizado como local de bênção dos bacalhoeiros, onde se rezavam missas para os pescadores que dali partiam para a Terra Nova.

Atravessámos a ponte pedonal sobre a linha férrea e dirigimo-nos para o Jardim Afonso Albuquerque.

Jardim Afonso de Albuquerque é um jardim situado na Praça Afonso de Albuquerque, na freguesia de Belém, em Lisboa. Está inserido numa zona especialmente marcada pelos Descobrimentos portugueses. O nome do jardim é o de Afonso de Albuquerque, governador da Índia entre 1509 e 1515. O jardim tem uma área de cerca de 1,6 ha de planta quadrangular e simétrica, prolonga-se desde o Palácio Nacional de Belém até à Avenida da Índia. Numa plataforma central circular ergue-se uma estátua de Afonso de Albuquerque. O jardim desenvolve-se em volta, com vários tabuleiros de relva, bancos de pedra e quatro lagos artificiais situados nos quatro cantos do jardim e respeitando a simetria do mesmo.

Lisboa - Jardim Afonso de Albuquerque

Continuámos pelo Jardim Vasco da Gama.

Jardim Vasco da Gama deve o seu nome ao navegador português Vasco da Gama. Possui uma área de 4,2 ha. Situa-se entre a Avenida da Índia e a Rua Vieira Portuense, próximo do Mosteiro dos Jerónimos. Foi construído nos anos 80 do século XX.

Lisboa - Jardim Vasco da Gama

E terminámos o percurso no jardim da Praça do Império.

Possui uma área de 3,3 ha. Encontra-se entre a Avenida da Índia e a Rua de Belém, perto do Mosteiro dos Jerónimos. Foi construído em 1940 por ocasião da Grande Exposição do Mundo Português. Anteriormente, a zona era uma praia, conhecida como "praia do Restelo". O seu lago central apresenta no exterior os Brasões de Mercê Antiga ou Nova pertencentes ou atribuídos a Navegadores durante o período dos Descobrimentos. Os seus jardins apresentam 30 brasões florais representando os 18 distritos portugueses, os arquipélagos e as ex-colónias, a que se juntaram ainda as cruzes de Cristo e Avis. Há ainda um escudo nacional também feito com buxo e flores. Em 2016, na sequência da abertura de um concurso público para a requalificação do jardim, foi adjudicado um projeto que prevê o desaparecimento dos brasões florais, os quais deverão ser substituídos por um espaço relvado.

Lisboa - Praça do Império

No segundo dia visitámos o Padrão dos Descobrimentos.

Lisboa - Padrão dos Descobrimentos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...