Avançar para o conteúdo principal

Concerto da Orquestra Municipal de Sintra Assinala 25 de Abril

Para celebrar o 25 de Abril o concerto da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II sob a direção do maestro Cesário Costa que interpretou a “Eroica”, Sinfonia n.º 3 de Beethoven, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.


A notável obra “Eroica” Sinfonia n.º 3 de Beethoven é uma das mais extensas sinfonias de toda a história da música e marca a transição do compositor da estética clássica para a romântica. Beethoven transpõe, em música, os valores humanistas e de liberdade que tanto admirava como ideais da Revolução Francesa.

Ludwig van Beethoven, um dos compositores mais geniais de sempre e a quem a Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II tem dedicado especial atenção, escreveu a sua terceira sinfonia em 1803/1804 representando, pelas suas características, a transição do período clássico para o romantismo. Originalmente, Beethoven dedicou a obra a Napoleão Bonaparte, que personificava, para o compositor, os ideais da Revolução Francesa, nomeadamente o humanismo e liberdade. Contudo, logo que Bonaparte se proclamou imperador, em 1804, Beethoven entendeu que esse facto era contrário aos ideais que defendia e eliminou o nome "Bonaparte" alterando-o para "Sinfonia Eroica, composta para celebrar a memória de um grande homem".

A Sinfonia apresenta uma dimensão e duração pouco usuais na época e desenvolve-se ao longo de quatro extensos e contrastantes andamentos: a imponência "heroica" do primeiro andamento, o segundo andamento - uma marcha fúnebre - profundamente dolorosa e transcendente, o terceiro andamento apresenta-nos um brilhante Scherzo e, finalmente, no último andamento Beethoven encerra magistralmente a obra com um arrebatador e triunfal Finale.

Sintra - Centro Cultural Olga Cadaval

Programa

Como introdução e, também de Beethoven, foi interpretada a abertura do bailado Die Geschöpfe des Prometheus (As Criaturas de Prometeu), obra de 1801 composta por dezoito andamentos, o último dos quais apresenta, como curiosidade, o mesmo tema que o compositor viria a utilizar no quarto andamento da Sinfonia n.º 3.  

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)

Die Geschöpfe des Prometheus

Overture

Sinfonia n. º 3 "Eroica"

I. Allegro com brio

II. Marcia fúnebre: Adagio assai

III. Scherzo: Allegro vivace

IV. Finale: Allegro molto


ORQUESTRA MUNICIPAL DE SINTRA - D. FERNANDO II

Cesário Costa - Direção musical


Cesário Costa tem vindo a distinguir-se como um dos mais ativos maestros portugueses da sua geração. Depois de concluir, em Paris, o Curso Superior de Piano, estudou Direção de Orquestra, completando a Licenciatura e o Mestrado na Escola Superior de Música de Würzburg (Alemanha). Recentemente, obteve o Doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese "Noble et Sentimental: Pedro de Freitas Branco e a problemática da interpretação na música de Maurice Ravel". Em 1997, foi bolseiro do Festival de Música de Bayreuth e vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra e, desde então, foi convidado para dirigir inúmeras formações nacionais e estrangeiras. O seu reportório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de cento e trinta obras em estreia absoluta. Para além da direção de orquestras, tem exercido funções de docência e de programação musical em várias instituições. Foi Presidente da Metropolitana/Associação Música, Educação e Cultura, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa (da qual foi também Diretor Artístico), a Academia Nacional Superior de Orquestra, a Escola Profissional Metropolitana e o Conservatório da Metropolitana. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve, da Orquestra Clássica do Sul, da Orquestra Clássica de Espinho, da Orquestra de Câmara Musicare, Diretor Artístico dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto e Maestro Titular da OrchestrUtópica. Paralelamente, assumiu lugares de docente em várias escolas e foi professor na Universidade Católica Portuguesa. É investigador Colaborador do CESEM | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH-UNL), Diretor Artístico do In Spiritum - Festival de Música do Porto, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfónica Ensemble, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Bomtempo e Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...