Avançar para o conteúdo principal

Palácio Magalhães

Inserido nos programas da Câmara Municipal de Lisboa, Visitas Comentadas, fomos conhecer o Palácio Magalhães situado na Rua de S. José em Lisboa.


Lisboa - Palácio Magalhães

Nesta visita foi-nos apresentado o Palácio por um técnico da Câmara que nos contou a história que é conhecida sobre este edifício.

Lisboa - Palácio Magalhães
O Centro de Apoio Social de Lisboa (CASL) ocupa os edifícios que constituem o prédio militar n.º 59 na Rua de S. José, nºs 22 a 42 em Lisboa.
Os edifícios antes referidos compreendem dois palácios e um jardim:
O Palácio do Conde de Magalhães, que inclui o jardim, data do século XVIII (pertenceu ao Barão de Orta, nobre espanhol cujo brasão em alvenaria decora a parede interior sobranceira à escadaria principal) foi adquirido pelo Ministério da Guerra em 1948 à Marquesa de Santa Cruz dos Manuelles, filha e herdeira do Conde de Magalhães. O edifício é de 3 pisos e a entrada faz-se pelo nº 24, porta monumental inscrita em arco de volta inteira e conducente através de rampa abobadada ao pátio rectangular em torno do qual se organiza o edifício.
Lisboa - Palácio Magalhães
O Palácio da Ordem Soberana de Malta, cuja cruz ainda hoje ornamenta a fachada principal, foi construído no século XIX e foi também utilizado pelo Governo Militar de Lisboa.
Ambos os Palácios foram utilizados pela Cooperativa Militar até 26 outubro de 1998, data em que foram transferidos para o IASFA fazendo parte do património do Ministério da Defesa Nacional.
Lisboa - Palácio Magalhães
Apesar do CAS de Lisboa ter sido criado oficialmente apenas em setembro de 2000, a sua actividade desenvolve-se desde 6 de janeiro de 1999.

Mais um Palácio que ficámos a conhecer em Lisboa, cidade com tantos monumentos para explorar.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...