Avançar para o conteúdo principal

Coro e Grupo de Guitarras Alma de Coimbra

Assistimos no Auditório Jorge Sampaio no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra ao Concerto do Coro e Grupo de Guitarras Alma de Coimbra.


Foram cantadas pelo coro e tocadas pelo Grupo de guitarras músicas tradicionais portuguesas. Uma noite musical muito agradável.

Centro Cultural Olga Cadaval
Constituído por cerca de 40 coralistas e instrumentistas, o Coro Alma de Coimbra, dirigido pelo Maestro Augusto Mesquita, divulga os poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa, tanto no país como além-fronteiras. As suas apresentações incluem também temas instrumentais da guitarra de Coimbra.
Antigos alunos da Universidade de Coimbra, hoje dispersos pelo país e regiões autónomas, deslocam-se com regularidade a Coimbra, onde realizam a sua preparação artística, encontrando na música um espaço agregador e propiciador do cultivo dos ideais que pautaram os seus anos de vida académica.
A verdade é que o Alma de Coimbra reúne características únicas, privilegiando temas que outros coros, em regra, não executam. Isso deve-se ao talento e à criatividade do seu maestro, autor de todas as peças do seu já vasto reportório, constituído por arranjos originais de grandes temas musicais portugueses ou de língua portuguesa, especialmente harmonizados para este coro é um coro de vozes masculinas, com acompanhamento regular de piano e contrabaixo e, por vezes, também outros instrumentos, como trompete, violino e/ou percussão.
Na sua empenhada missão de divulgação, o Alma de Coimbra realizou, ao longo dos seus 12 anos de existência, centenas de concertos por todo o país, incluindo Regiões Autónomas, e pelo estrangeiro, apresentando-se, designadamente, em Macau, Timor, Estados Unidos, Índia, Tunísia, Cabo Verde, S. Tomé, Espanha, Bélgica, Áustria, Itália, República Checa, Etiópia, Polónia e Chile.
Complementando essa mesma missão de divulgação, o Alma de Coimbra publicou já dois CDs e tem em vista gravar, ainda este ano, um terceiro CD.
Por tudo isto, o Alma de Coimbra assume-se como um projecto ao serviço da cultura portuguesa no quadro dos valores essenciais da Lusofonia.

Ficha artística e técnica

Tiago Nunes - Piano
Luísa Mesquita - Contrabaixo
Avelino Correia - Violino
Daniel Tapadinhas - Trompete e Percussões
António José Moreira - Guitarra Portuguesa
Ricardo Dias - Guitarra Portuguesa
Pedro Lopes - Guitarra clássica (viola)
Augusto Mesquita - Maestro






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...