Incluído na programação de outubro dos Centros de Convívio dos SSAP fizemos uma visita guiada ao Museu da Farmácia de
Lisboa.
Visita de grande interesse cultural, com excelente apresentação do guia do
museu, acabámos por ficar surpresos com o valor deste rico património cultural.
Museu com acervo que nos conta 5000 anos de história da saúde através de várias
épocas das civilizações da humanidade. Foi considerado nos anos de 1996\97\98, o Melhor Museu Português.
![]() |
| Lisboa - Museu da Farmácia |
"O Museu da Farmácia, em Lisboa, foi
inaugurado em 1996 e incorpora peças de elevado grau cientifico e cultural. É o
caso de um preservativo em pele de ovelha, adquirido no início de 2002. Datado
do século XVIII, tem uma gravura inscrita e, segundo o seu anterior
proprietário, terá pertencido ao Marquês de Sade.
O acervo do Museu pretende dar a conhecer 5000 anos de história da saúde nas diversas culturas: do Egipto à Mesopotâmia, de Roma à Grécia e ao Islão, das culturas sul-americanas à chinesa, tibetana, japonesa, africana e europeia. De destacar são também as reconstituições de quatro farmácias representativas de um período histórico compreendido entre o século XVIII e o princípio do século XX.

Lisboa - Museu da Farmácia

A existência de um Museu da Farmácia em Portugal, à semelhança de outros países sempre foi uma ambição de todos os farmacêuticos portugueses. Porém esta iniciativa, por razões de diversa ordem foi constantemente adiada, até que em 1981, todas as farmácias portuguesas recebem um apelo por parte da Direcção da Associação Nacional das Farmácias, no sentido de doarem peças para se constituir uma colecção para o futuro Museu da Farmácia. O entusiasmo manifestado pelos associados da ANF a esta iniciativa ultrapassou todas as expectativas, reunindo-se um acervo representativo da história da farmácia portuguesa, conseguindo-se assim salvaguardar um património que estava em risco de desaparecer. Entre 1997 e 2010 o Museu cumprindo uma estratégia de constituir uma colecção representativa da história da farmácia mundial, foi reunindo em leilões nacionais e internacionais e junto de coleccionadores privados, uma colecção de excepção, que é hoje uma referência a nível internacional.

Lisboa - Museu da Farmácia

Em Lisboa, foram recriados espaços e ambientes que permitem ao visitante aperceber-se, de uma forma mais imediata, da evolução da história e tecnologia da farmácia portuguesa, desde o final do século XV até aos nossos dias. Reconstituições de autênticas farmácias portuguesas desde a antiga botica dos séculos XVIII, até à Farmácia Liberal do início do século XX. É de salientar ainda a reconstituição de uma autêntica farmácia tradicional chinesa, oriunda de Macau do final do século XIX e de uma área dedicada à Farmácia Militar. No Porto, é possível visitar a excelente reconstituição da Farmácia Estácio, inaugurada em 1924, na rua Sá da Bandeira. Ficou célebre esta farmácia no final dos anos quarenta pela sua balança falante tornando-se um ex-libris da baixa portuense dessa época.

Lisboa - Museu da Farmácia

A temática da Farmácia e da Saúde são abordadas com peças de extrema qualidade, oriundas de civilizações e culturas tão distantes no tempo e no espaço, como a Mesopotâmia, o Egipto, a Grécia, Roma, os Incas, os Astecas, o Islão, o Tibete, a China, o Japão e, finalmente, a Farmácia Europeia desde a Idade Média até 1929, com o isolamento da penicilina pelo cientista inglês Fleming. A exposição termina, com a exibição das farmácias portáteis usadas no Space Shuttle “Endeavour” na última viagem do milénio (dezembro de 2000), para além de medicamentos da Estação Orbital Mir e da comida dos astronautas russos." (fonte: Guia de lazer e Câmara Municipal de Lisboa)
A excelente apresentação de todas as peças existentes e de toda a recriação
histórica faz-nos sentir que Portugal se encontra entre os países que possuem
museus de qualidade acima da média.
Finda a visita, e como tínhamos de apanhar o comboio para casa no Cais de Sodré, parámos no Miradouro de Santa Catarina (que nos fez andar para trás no tempo, neste local tirámos fotos no nosso casamento). Depois descemos a Rua da Bica de Duarte Belo (provavelmente a rua mais fotografada de Lisboa) onde existe o Elevador da Bica, até à Rua de S. Paulo. Pena que Lisboa esteja a tornar-se desfigurada com os grafites que ensombram a nossa linda cidade.
![]() |
| Lisboa - Elevador da Bica e Miradouro de Santa Catarina Lisboa - Rua da Bica e Rua de São Paulo |




Comentários
Enviar um comentário