Avançar para o conteúdo principal

Concerto de Martin Fröst e Orquestra Municipal de Sintra


Do Festival de Sintra 2025 no Centro Cultural Olga Cadaval o Concerto de Martin Fröst e a Orquestra Municipal de Sintra.

 

Martin Fröst, clarinete

Cesário Costa, maestro

Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II

Programa:

António Leal Moreira, Sinfonia da ópera Artemisia, Regina di Caria

Wolfgang Amadeus Mozart, Concerto para clarinete em Lá maior, K.622

Igor Stravinsky, Suite de Pulcinella

A Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II participou no Festival de Sintra através da escuta da raramente tocada Sinfonia que abre a ópera Artemisia, Regina di Caria, de António Leal Moreira, escrita para a corte lusa e estreada no Palácio da Ajuda em 1787, quando esta era a sede oficial da família real ainda no seguimento do terramoto de 1755, e onde tinha lugar uma vibrante e intensa vida musical, com participação dos principais compositores e intérpretes presentes no reino de Portugal ou de passagem pela sua capital.

Composto em 1791, o último ano de vida de Mozart, - também um dos mais produtivos - o Concerto para Clarinete é o pináculo de toda a literatura para clarinete e orquestra, marcando também o corolário da relação de interesse que Mozart vinha desenvolvendo com este instrumento, que em finais de século XVIII representava ainda uma invenção recente, muito se devendo a sua credibilização ao clarinetista Anton Stadler, para quem Mozart compôs várias peças, incluindo este Concerto.

Estreado em 1920, representando mais uma brilhante produção do empresário e visionário Sergei Diaghilev para a companhia dos Ballets Russes, Pulcinella junta uma mão cheia de mentes geniais: Stravinsky compõe a música, Picasso realiza a cenografia e adereços, e Massine desenvolve o libreto e a coreografia.

A premissa era a recuperação da commedia dell’arte italiana, com fortes raízes partenopeias, partindo do trabalho original sobre velhas composições de Pergolesi, muitas delas supostamente esquecidas, daquele que foi um genial compositor napolitano do século XVIII, falecido aos 26 anos em 1736.

Martin Fröst

Clarinetista, maestro e artista Sony Classical, Martin Fröst é conhecido por ultrapassar os limites musicais e foi descrito pelo New York Times como tendo “uma virtuosidade e uma musicalidade insuperáveis por qualquer clarinetista — talvez qualquer instrumentista — no nosso tempo”.

Amplamente reconhecido pela procura constante novas formas de desafiar e remodelar o panorama da música clássica, o seu repertório abrange obras tradicionais para clarinete bem como uma série de peças contemporâneas que encomendou pessoalmente. Vencedor do Leonie Sonning Music Award 2014, uma das maiores distinções musicais do mundo, Fröst foi o primeiro clarinetista a receber o prémio e juntou-se a uma prestigiada lista de vencedores anteriores, incluindo Igor Stravinsky e Sir Simon Rattle. Os International Classical Music Awards elegeram-no como Artista do Ano 2022 pela sua carreira global inovadora, pela sua discografia impressionante e pela sua filantropia.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...