Avançar para o conteúdo principal

S. Martinho em Cascais e Museu da Vila


No Dia de S. Marinho fomos petiscar no Mercado da Vila de Cascais, umas bifanas e umas castanhas assadas.

 

Como não conhecíamos fomos também visitar o Museu da Vila que está instalado no edifício da Câmara Municipal.

Cascais tem um novo espaço museológico, integrado no Bairro dos Museus, onde é possível percorrer a história da vila e do concelho desde o Neolítico até ao início do século XX. O novo Museu da Vila, divide-se em cinco áreas temáticas e apresenta novas tecnologias que interagem com o visitante.

É um renascido D. Carlos I que, após se apresentar com nada menos do que os seus 15 nomes, dá as boas vindas aos visitantes do novo Museu da Vila, instalado nos Paços do Concelho, em pleno Centro Histórico de Cascais e integrado no Bairro dos Museus.

No seu espólio, o Museu da Vila (inaugurado a 20/07/2015) expõe as peças mais emblemáticas da história de Cascais que ilustram os principais momentos do passado da região, desde logo o Estandarte de Armas ou o Foral de Cascais outorgado em 1514 por D. Manuel I e recentemente restaurado pela autarquia. Mas também estão expostas peças da era pré-histórica como as Sandálias Votivas, artefactos fúnebres que acompanhavam os mortos na sua última viagem.

O Museu exibe ainda soluções multimédia que permitem ao visitante interagir e navegar pela história de Cascais. É nas asas de uma gaivota (um dos símbolos locais) que são proporcionadas visitas temáticas escolhidas pelo utilizador e à velocidade do seu próprio tempo. Também a iluminação do espaço interage com os visitantes à medida que estes se aproximam de determinada área.

O novo Museu da Vila tem por missão a promoção e divulgação da cultura e identidade do Município, valorizando o seu património, material e imaterial, histórico e presente, junto de todos os públicos. 

Ocupando 97,4 Km2, o Município de Cascais é composto pelas freguesias de Alcabideche e de S. Domingos de Rana e pelas uniões das freguesias de Cascais-Estoril e de Carcavelos-Parede. É à evolução deste território e da(s) história(s) das suas gentes que se dedica o Museu da Vila, em nome da valorização de um património, de uma memória e de uma identidade locais coletivas que importa preservar e difundir. (Fonte: Câmara Municipal)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...