A Sinfonia Nº 8 de Beethoven foi interpretada pela Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II sob a direçcão do maestro Cesário Costa, no Centro Cultural Olga Cadaval.
A abrir o concerto, foram apresentadas duas obras de Rossini, o popular compositor de óperas italiano, um excerto instrumental da ópera Guilherme Tell e a abertura de O Turco em Itália, estreada em 1814.
Giuseppe Totti, ou José Totti como é referenciado em muitos documentos da época, cantor e compositor italiano contemporâneo de Beethoven, assumia-se como um dos principais compositores ativos em Portugal na transição do século XVIII para o XIX. Para além de um volumoso conjunto de obras sacras, Totti escreveu música instrumental, tal como a Sinfonia em Ré Maior, que será apresentada em estreia moderna.
A Sinfonia n.º 8 de Beethoven estreou em 1814, num concerto dirigido pelo próprio compositor e numa fase em que já se encontrava num estado avançado de surdez. Num momento em que as obras de Beethoven indiciavam já, muito claramente, os alvores do romantismo, nesta sinfonia regressa ao formalismo clássico, em especial à influência de Haydn.
PROGRAMA
Gioacchino ROSSINI (1792-1868)
Il Turco in Italia: abertura
Guillaume Tell: Pax de six
Giuseppe TOTTI (17..?-1832/1833)
Sinfonia em Ré maior (estreia moderna)
Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
Sinfonia n.º 8 em Fá maior, Op. 93
Intérpretes: Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II | Direção musical: Cesário Costa



Comentários
Enviar um comentário