Avançar para o conteúdo principal

Igreja Evangélica Alemã

Voltando a estar disponível a programação das Visitas Comentadas de Lisboa Cultural resolvemos ir conhecer a Igreja Evangélica Alemã.


A Igreja Evangélica Alemã de Lisboa (abrev.: DEKL – Deutsche Evangelische Kirchengemeinde Lissabon) é uma das mais antigas paróquias protestantes alemãs no estrangeiro.

A DEKL foi fundada em 1761, seis anos apenas após o devastador terramoto de 1755, por comerciantes protestantes (na sua maioria, oriundos das cidades hanseáticas do norte da Alemanha, como Hamburgo, Bremen e Lübeck), tendo na época sido apoiada e protegida pelas Legações da Holanda e da Dinamarca.

Durante mais de cem anos não possuía igreja própria, tendo os serviços religiosos lugar, inicialmente nas respectivas capelas dos citados estados protectores, mais tarde em escritórios de comerciantes alemães e na Escola Alemã de Lisboa.

Lisboa - Igreja Evangélica Alemã

Durante as invasões napoleónicas, deixou praticamente de existir, retomando a sua actividade regular em 1818. A primeira capela propriedade da DEKL foi construída com apoios financeiros de uma confraria alemã ainda hoje existente, a Associação de S. Bartolomeu dos Alemães de Lisboa. As trágicas consequências da Primeira Guerra Mundial levaram ao exílio da DEKL para Madrid, de onde só regressou em 1920, vendo os seus bens e haveres confiscados pelo governo português. A actual igreja e a casa paroquial em Palhavã foram inauguradas a 04 de novembro de 1934.

Com projecto de Professor Otto Bartning, um dos mais importantes arquitectos religiosos alemães do século XX, os edifícios da igreja e casa paroquial, circundados por frondosos pátios e jardim, em Palhavã, Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 48-50, foram inaugurados em 1934.

O interior despojado, quase austero, reduzindo a simbologia religiosa ao essencial, sob forma da grande cruz de madeira no centro do altar, é atenuado pelas tonalidades quentes das doze grandes janelas policromáticas. Tanto na entrada como no seu interior, o arquitecto incorporou elementos arquitectónicos portugueses que atestam a estreita ligação entre os dois países. (fonte: Igreja Evangélica Alemã)

Lisboa - Igreja Evangélica Alemã

FILIAÇÃO INSTITUCIONAL: A Igreja Evangélica Alemã em Portugal consiste em quatro comunidades religiosas interligadas: Lisboa, Porto, Carvoeiro e Funchal. A igreja matriz está situada em Lisboa na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro. A comunidade evangélica alemã foi fundada em 1761 (Gennrich 1978) a pedido de comerciantes evangélicos alemães residentes na capital portuguesa.

Nos estatutos da antigamente chamada Congregação Evangélica Alemã, que são obrigatórios para as quatro comunidades religiosas, destacam-se as seguintes disposições gerais:

A base fundamental da Congregação Evangélica Alemã em Lisboa é o Evangelho de Jesus Cristo, como nos foi revelado na Sagrada Escritura do Antigo e Novo Testamento. Ao reconhecer este fundamento, a Congregação Evangélica Alemã confessa-se ao Uno Senhor da Una Santa Igreja Apostólica. Para o entendimento da Sagrada Escritura bem como dos Símbolos da Igreja Primitiva, a Congregação Evangélica Alemã guia-se pelas confissões da Reforma. A função da Congregação consiste na anunciação da Palavra de Deus em lingua alemã, na administração dos Sacramentos e no cultivo da vida congregacional. (fonte: Igreja Evangélica Alemã na Madeira)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...