Avançar para o conteúdo principal

Museu da Carris

Visitámos o Museu da Carris programa das Atividades Culturais dos Centros de Convívio dos SSAP.


A Carris é uma grande empresa de transporte público ao serviço dos Lisboetas. O seu Museu permite aos visitantes a realização de uma empolgante viagem no tempo. Numa primeira zona podemos observar toda a evolução da empresa através de documentos, vários objetos, instrumentos, bilhetes, uniformes e muitos outros.  Noutra zona está situada na velha oficina, e apresenta uma exposição dedicada aos eléctricos, autocarros e outros tipos de maquinaria. A ligação entre as duas zonas expositivos é feita por um eléctrico do princípio do século XX. Um percurso muito agradável que nos fez lembrar o século passado.

Lisboa - Museu da Carris

O Museu da CARRIS tem como missão não só preservar e conservar o seu valioso acervo, mas também divulgar o papel do mesmo como parte integrante e imprescindível no desenvolvimento da cidade de Lisboa. Procura proporcionar aos seus diferentes públicos uma emocionante viagem no tempo, contando histórias do quotidiano de um povo que ficam retidas na memória da cidade e dos veículos da CARRIS que a percorrem.
Através do estudo e investigação do seu acervo, composto por veículos históricos (elétricos e autocarros) e peças relativas às áreas acessórias da empresa CARRIS, o Museu procura estimular o entusiasmo pelo conhecimento da cidade e dos transportes públicos, e ser uma ponte entre o seu presente, passado e futuro.
Os programas de índole cultural e educativa do Museu visam encontrar no universo artístico uma oportunidade de ajudar a desenhar um futuro sustentável, através da arte e inovação pela criatividade.
Fazendo parte da empresa CARRIS, o Museu assume ainda o compromisso de divulgação e formação aos seus colaboradores, sobre a história, a cultura empresarial e a relação com a cidade.
Desde 1872 que a Carris prestou e continua a prestar um forte contributo para o crescimento de Lisboa, cidade que, ao longo dos tempos, se desenvolveu ao ritmo da evolução do seu sistema de transportes públicos.
Esta memória está patente no Museu da Carris que lhe oferece a possibilidade de realizar uma viagem no tempo, através de um vasto acervo, agora à sua disposição. Este acervo integra fotografias, uniformes, títulos de transporte, equipamento oficinal, elétricos e autocarros, entre muitos outros documentos e objetos de grande interesse histórico.
Lisboa - Museu da Carris

O Museu integra ainda a história do Metropolitano de Lisboa, expondo diversas peças, desde uniformes e outros instrumentos de uso quotidiano, a máquinas oficinais e um núcleo alusivo à Arte no Metropolitano de Lisboa. Torna-se assim ainda mais evidente para os visitantes, a ligação da Carris e do Metropolitano de Lisboa com a cidade de Lisboa, e o contributo prestado ao seu desenvolvimento. (fonte: Museu da Carris)
Lisboa - Museu da Carris




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...