Avançar para o conteúdo principal

Bailado "Morte em Veneza"

Belo espectáculo de dança "Morte em Veneza" pelo Ballet Nacional do Teatro da Croácia em Zagreb, exibido no Teatro Camões.


Do programa de permutas entre companhias de dança congéneres TROCA, criado pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), assistimos no Teatro Camões à adaptação à dança da obra de Thomas Mann, "Morte em Veneza" pelo Ballet Nacional do Teatro da Croácia em Zagreb.

Thomas Mann, vencedor do Prémio Nobel, escreveu o romance "Morte em Veneza" em 1912 e ele viria a ganhar notoriedade com a versão cinematográfica de Visconti em 1971.
Esta obra Thomas Mann retrata a relação do homem com o belo e fala-nos também da nostalgia e das emoções, centrando-se na relação entre artista e sociedade.
Com 140 anos, completados em 2019, o Ballet do Teatro Nacional da Croácia é a mais antiga e a maior companhia de dança da Croácia. É também a companhia residente do Teatro Nacional da Croácia, com a Orquestra e Ópera de Zagreb.
A coreografa Valentina Turcu adaptou a obra literária de Mann à dança seguindo um intenso diálogo com a delicada e apaixonada música de Mahler.

A assistir a coreógrafa esteve Anton Bogov, a cenografia foi de Marco Japelj. Os figurinos de Alan Hranitelj e o desenho de luz de Aleksandar Cavlek. O vídeo com assinatura de Matjaz Mrak, enquanto a direção de som foi de Snjezana Marasova técnica de som Ljudmila Sumarova.

A interpretar O Anjo da Morte esteve o bailarino português Guilherme Gameiro Alves que em 2011, entrou para o Ballet do Teatro Nacional da Croácia como solista e, em 2017, foi promovido a bailarino principal.
O bailarino Guilherme Gameiro Alves nasceu em 29 de outubro de 1989, em Lisboa. Licenciou-se em 2007, pela Escola de Dança do Conservatório e, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou durante dois anos na Tanz Akademie Zurich, dirigido por Oliver Matz.
Em 2009, entrou para o Ballet Nacional da Finlândia, onde dançou os papéis Chevalier des Grieux em 'Manon', de Kenneth MacMillan, Benno, em 'O Lago dos Cisnes', de Kenneth Greve, Gurn em 'La Sylphide', de August Bournonville, entre outros bailados dirigidos por Cranko, Forsythe, Naharin, entre outros.
Com a interpretação de O Anjo da Morte, Guilherme Gameiro Alves constituiu uma das cinco melhores estreias na Europa, em 2018, segundo a revista Dance Europe Magazine, refere a CNB.
Entre os prémios atribuídos ao bailarino português estão a Medalha de Ouro, na categoria sénior, no International Ballet Competition Tanzolymp, em Berlim, e o prémio Oscar Harmos (melhor bailarino do ano na Croácia), pela sua prestação artística nas temporadas 2013/2014 e 2018/2019, no Teatro Nacional da Croácia, em Zagreb.
Foi a primeira vez que dançou em Portugal enquanto profissional. (fonte: Companhia Nacional de Bailado)
Lisboa - Teatro Camões


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...