Avançar para o conteúdo principal

Festa das Ruas Floridas no Redondo

Apesar do calor nestes dias de agosto decidimos ir ver as "Ruas Floridas no Redondo"


Seguimos para o Redondo de manhã cedinho para aproveitar o fresco da manhã para percorrer as várias ruas enfeitadas com as flores e figuras coloridas.

Iniciámos a visita pelo Castelo do Redondo com uma linda vista panorâmica em redor. Da Torre de Menagem é possível ver o Castelo de Évora Monte e a Serra d'Ossa.

Redondo - Castelo

O Castelo do Redondo é uma Cerca Militar (classificada por Decreto de 2 de janeiro de 1946 como Monumento Nacional e como Zona Especial de Protecção em 26 de março de 1962) mandada construir por D. Dinis.

Seguimos depois para o percurso por algumas ruas antes do almoço. No percurso Visitámos o Museu Regional do Vinho, muito interessante este museu.

Redondo - Museu Regional do Vinho

Depois de descansar um pouco no Jardim Municipal fomos visitar a "Oficina das Ruas Floridas" onde estão expostas as melhores peças de anos anteriores.

Redondo - Jardim Municipal e Oficina das Ruas Floridas

A Oficina das Ruas Floridas está instalada no edifício do antigo Cinema Capitólio, construído nos anos 40 do séc. XX. Em 1987 é adquirido pela Câmara Municipal de Redondo passando a chamar-se Cineteatro Municipal funcionando até ao ano de 2006 como sala de espetáculos até à inauguração do Centro Cultural de Redondo.
O principal objetivo da Oficina das Ruas Floridas é promover e divulgar o evento das Ruas Floridas assim como a arte de trabalhar o papel. É um espaço multifuncional de exposição, investigação, educação e centro de recursos de apoio às Ruas Floridas envolvendo a comunidade e a sua participação na gestão e animação deste espaço, favorecendo o diálogo e proporcionando conhecimento, prática e transmissão de saber.
A Oficina expõe objetos de papel que fizeram parte dos cenários das Ruas Floridas, os quais sintetizam o trabalho e a habilidade dos redondeses na arte de trabalhar o papel. A Oficina pretende ser um espaço vivo, cuja colecção se renova de dois em dois anos, altura em que se realizam as edições deste evento. Este património imaterial que se exibe graças à sua musealização mostra os testemunhos de uma festa que faz parte da memória coletiva dos redondeses, assim como da sua identidade. (fonte: Município do Redondo)

Almoçámos comida tradicional alentejana num restaurante local continuando depois pelas restantes ruas ornamentadas.

Redondo - Ruas Floridas

As "Ruas Floridas no Redondo" realizam-se de dois em dois anos, é uma festa de cariz popular, cuja tradição remonta ao séc. XIX. Consiste na decoração das ruas da vila de Redondo com flores, figuras e outros objectos elaborados em papel colorido.
A preparação da festa das Ruas Floridas tem normalmente o seu início 9 a 10 meses antes, quando os moradores e cabeças de rua, depois de escolhido o tema, começam a trabalhar, ainda em suas casas, as peças de mais pormenor e com mais riqueza ornamental. As temáticas escolhidas são mantidas em segredo até ao dia em que se dá início à decoração das ruas. A coordenação geral cabe ao Município de Redondo e o evento decorre no mês Agosto. Os registos escritos mais antigos que dão conta da ornamentação das festas organizadas pelos populares no Redondo, remontam a 1838, consagradas inicialmente à N. Sra. de ao Pé da Cruz, padroeira de Redondo.

Um dia muito bem passado que apesar do calor se suportou muito bem e com muito entusiasmo.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...