Avançar para o conteúdo principal

Palácio Nacional de Sintra à Noite

Parques de Sintra - Monte da Lua organizaram um programa, neste dia, com abertura do Palácio Nacional de Sintra à noite.


Esta abertura do Palácio à noite teve como finalidade a apresentação ao público do Leito de Aparato do Sec. XVII no cenário mais apropriado – o ambiente noturno. Esta peça rara é única em Portugal tendo sido recentemente adquirida, que se conheça só existe a nível mundial um outro exemplar semelhante em Espanha, Alicante.

Palácio Nacional de Sintra

A partir de 1 de agosto, passa a ser possível conhecer, no Palácio Nacional de Sintra, um Leito de Aparato do século XVII, uma peça única em território português. A cama, elaborada em pau-preto de Moçambique e com decoração rica em prata lavrada, é de produção nacional, tendo sido adquirida pela Parques de Sintra em dezembro de 2016, pelo valor de 360.000 Euros, e sujeita a trabalhos de conservação e restauro, entre 2017 e 2019.
O Leito de Aparato do século XVII, que agora integra a coleção do Palácio Nacional de Sintra, é uma peça rara, que pertenceu à Casa Ducal de Cadaval e que reflete o elevado estatuto social e económico dos seus proprietários. Segundo a documentação histórica, este tipo de cama não se destinava ao uso quotidiano, sendo uma peça de valor simbólico e de ostentação, patente, nomeadamente, nos materiais que a constituem. O seu uso pelas famílias reais e pela elite nobiliárquica estava associado a momentos marcantes na continuidade da dinastia ou linhagem: casamento (fortalecimento da casa), nascimento (sucessão legítima da casa) e morte (perpetuação da memória).
A nível mundial, apenas se conhece um exemplar semelhante em Espanha. Trata-se de uma cama pertencente à Basílica de Santa Maria de Elche, em Alicante, à qual foi legada em 1753, pelo 7º Duque de Aveiro. Este outro leito é igualmente de produção nacional e é quase idêntico ao que agora pode ser visto no Palácio Nacional de Sintra.
A incorporação deste Leito de Aparato no circuito expositivo deste monumento nacional oferece ao público a possibilidade de conhecer uma peça rara, única no país. Constituindo um notável representante da excecionalidade das artes decorativas portuguesas, há muito estava referenciado por especialistas da área como devendo integrar o universo museológico nacional. (fonte: Parques de Sintra - Monte da Lua)
Palácio Nacional de Sintra

A história milenar do Paço da Vila de Sintra começa durante o domínio muçulmano na Península Ibérica. Já referido no século XI, o primitivo palácio mouro - propriedade da Coroa portuguesa a partir da conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques (1147), 1º Rei de Portugal - é intervencionado pela primeira vez em 1281, no reinado de D. Dinis. Novos corpos construtivos são acrescentados ao longo do tempo, sob os reinados de D. Dinis, D. João I e D. Manuel I, mantendo a sua silhueta desde meados do século XVI.
A disposição dos espaços em altura, adaptando-se ao terreno; a organização intimista dos pátios interiores a céu aberto, onde se ouve a água a correr; as suas janelas com arcos ultrapassados; e os revestimentos azulejares de ricos padrões geométricos, evidenciam a ligação mourisca dos artífices que edificaram e embelezaram o Palácio. (fonte: Parques de Sintra - Monte da Lua)
Palácio Nacional de Sintra






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...