Avançar para o conteúdo principal

Sociedade de Geografia de Lisboa

Continuando a programação de Abril das Visitas Comentadas de Lisboa Cultural, fizemos uma visita à Sociedade de Geografia de Lisboa.


A Sociedade de Geografia de Lisboa está localizada no mesmo edifício do Coliseu dos Recreios de Lisboa

Lisboa - Instalações da Sociedade de Geografia de Lisboa

Fundada por iniciativa de Luciano Cordeiro em 1875, a Sociedade de Geografia de Lisboa ocupa, desde 8 de julho de 1897, instalações de rara beleza arquitectónica e decorativa na Baixa da cidade.
O Museu Etnográfico possui um notável acervo nas áreas da Etnologia e História, em especial espécies relativas às antigas possessões portuguesas em África e Ásia.
O Museu é composto por várias salas:
A "Sala Portugal" com os seus 50m de comprimento, rodeada por duas ordens de galerias é onde se encontra grande parte do espólio museológico.
Na "Sala Algarve" destaca-se o grande planisfério luminoso com as rotas dos Descobrimentos seguidas pelos navegadores portugueses entre 1482 e 1660, e que foi feito para figurar na Exposição Internacional de Paris de 1931.
Na "Sala da Índia" podem ser vistas bandeiras de algumas expedições a África, dois enormes Globos de Coronelli e ainda portulanos, manuscritos e gravuras.
O acervo da "Sala dos Padrões" é constituído por peças ligadas aos Descobrimentos Portugueses, com relevo para os padrões de Pedra colocados pelos portugueses na costa africana.
A Biblioteca da SGL é reconhecida nacional e internacionalmente como imprescindível no estudo da História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa, o seu espólio bibliográfico é constituído por 62.000 obras, inúmeras revistas e cerca de 6.000 documentos manuscritos, num total de 230.000 títulos.
A título de exemplo mencionam-se os diários de viagem de Hermenegildo Capelo, Roberto Ivens, Silva Porto e Gago Coutinho assim como a colecção de desenhos de George Chinnery.
Na Mapoteca encontra-se o espólio cartográfico da Sociedade de Geografia de Lisboa onde se encontram riquíssimos exemplares de atlas, mapas e plantas portugueses e estrangeiros de todos os períodos. (fonte: Câmara Municipal de Lisboa)
Lisboa - Sociedade de Geografia de Lisboa

A Sociedade de Geografia de Lisboa, fazendo parte do mesmo edifício do Coliseu de Lisboa, passa despercebida para quem não conhece, vale a pena fazer uma visita tanto pela sua história como por toda a colecção existente e pela beleza do interior do edifício.

Lisboa - Sociedade de Geografia de Lisboa




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...