Avançar para o conteúdo principal

Dia de S. Martinho “Vinho, castanhas e Acordeão”

 

Para comemorar o S. Martinho passámos um agradável dia de são convívio, com duas visitas interessantes, um almoço Buffet e um magusto com animação musical para além de provas de doces regionais e vinhos. Este programa foi organizado pelo amigo Vitor Casul da Agência de Viagens Tryvel para um grupo de amigos de longa data.

O almoço Buffet “Vinho, castanhas e Acordeão” foi no restaurante “Moinho do Paul”, em Torres Vedras.

Antes do almoço visitámos o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho em Torres Vedras.

Este Museu foi criado para manter a memória do grande ciclista torriense Joaquim Agostinho, bem como promover o ciclismo em geral enquanto prática desportiva e social. No seu interior está preservado o seu acervo material e imaterial, através de exposições permanentes e temporárias.

Este equipamento museológico pretende ser um observatório permanente e uma estrutura de mediação cultural para investigar, conservar, interpretar, divulgar e valorizar os testemunhos materiais e imateriais mais relevantes da história do ciclismo, do uso da bicicleta e da memória e identidade da comunidade ciclística, seja ela local, regional e nacional, bem como da sua interação com o mundo.

Visitámos também o Convento de Santo António do Varatojo em Varatojo, Torres Vedras.

O Convento do Varatojo, também conhecido por Convento de St. António do Varatojo, situa-se na aldeia do Varatojo em Torres Vedras, é Monumento Nacional desde 1910, e foi fundado por D. Afonso V, em 1470, em cumprimento de uma promessa que havia feito a St. António pedindo auxílio para as campanhas do Norte de África. 

Ao longo dos séculos sofreu diversas alterações/ampliações, e é uma referência, no território, pelos seus elementos artísticos e arquitetónicos, pela beleza do claustro e da mata que envolve o edifício. Em 1928, os frades das Missões Franciscanas Portuguesas, conseguiram reaver a cerca e o convento do Varatojo, que hoje o possuem e continuam a habitar, mantendo os costumes e tradições. 

Depois desta visita fomos então para o almoço e pela tarde houve muita animação com música de acordeão e canto alentejano interpretado por elementos do grupo.

No final foi o regresso a Lisboa depois de um excelente dia, apesar de alguma chuva o programa correu muito bem.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...