Para comemorar o S. Martinho passámos um agradável dia de são convívio, com duas visitas interessantes, um almoço Buffet e um magusto com animação musical para além de provas de doces regionais e vinhos. Este programa foi organizado pelo amigo Vitor Casul da Agência de Viagens Tryvel para um grupo de amigos de longa data.
O almoço Buffet “Vinho, castanhas e Acordeão” foi no restaurante “Moinho do Paul”, em Torres Vedras.
Antes do almoço visitámos o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho em Torres Vedras.
Este Museu foi criado para manter a memória do grande ciclista torriense Joaquim Agostinho, bem como promover o ciclismo em geral enquanto prática desportiva e social. No seu interior está preservado o seu acervo material e imaterial, através de exposições permanentes e temporárias.
Este equipamento museológico pretende ser um observatório permanente e uma estrutura de mediação cultural para investigar, conservar, interpretar, divulgar e valorizar os testemunhos materiais e imateriais mais relevantes da história do ciclismo, do uso da bicicleta e da memória e identidade da comunidade ciclística, seja ela local, regional e nacional, bem como da sua interação com o mundo.
Visitámos também o Convento de Santo António do Varatojo em Varatojo, Torres Vedras.
O Convento do Varatojo, também conhecido por Convento de St. António do Varatojo, situa-se na aldeia do Varatojo em Torres Vedras, é Monumento Nacional desde 1910, e foi fundado por D. Afonso V, em 1470, em cumprimento de uma promessa que havia feito a St. António pedindo auxílio para as campanhas do Norte de África.
Ao longo dos séculos sofreu diversas alterações/ampliações, e é uma referência, no território, pelos seus elementos artísticos e arquitetónicos, pela beleza do claustro e da mata que envolve o edifício. Em 1928, os frades das Missões Franciscanas Portuguesas, conseguiram reaver a cerca e o convento do Varatojo, que hoje o possuem e continuam a habitar, mantendo os costumes e tradições.
Depois desta visita fomos então para o almoço e pela tarde houve muita animação com música de acordeão e canto alentejano interpretado por elementos do grupo.
No final foi o regresso a Lisboa depois de um excelente dia, apesar de alguma chuva o programa correu muito bem.




Comentários
Enviar um comentário