Avançar para o conteúdo principal

Duas Visitas Culturais em Loures

 

Num programa dos Serviço Sociais da Administração Pública (SSAP) fomos conhecer o Palácio do Correio-Mor e a Igreja Matriz de Loures.

 


Muito interessante esta Visita Cultural e Orientada a estes dois monumentos que não conhecíamos.

A orientação esteve a cargo do historiador de arte o Sr. Duarte Morgado, muito explicito e conhecedor destes monumentos deu-nos uma explicação pormenorizada destes monumentos nacionais.

O Palácio do Correio-Mor deve o seu nome a Luís Gomes da Mata, nomeado Correio-Mor no tempo de Filipe II. Este cargo é desempenhado cerca de 200 anos pela mesma família. O Palácio foi concebido pelo arquiteto italiano António Canevari no séc. XVIII, e é uma das mais notáveis quintas dos arredores de Lisboa pela sua elegante decoração. Em 1967 foi classificado como Património de Interesse Público.



No espaço exterior do Palácio encontramos uma mata mediterrânea protegida, cascatas e jardins de buxo de estilo francês. A envolvente deste palácio é única pela cadência dos bosques repletos de alamedas e jardins e no seu interior pelas salas onde se destacam os azulejos, os estuques de Giovanni Grossi e as pinturas de José da Costa Negreiros.

A 15 minutos do centro de Lisboa, este espaço conjuga uma envolvente única, com um Palácio estilo barroco que comporta eventos de todo o perfil. Fonte: Palácio do Correio-Mor



A Igreja Paroquial de Loures ou Igreja de Santa Maria localiza-se no extremo noroeste da cidade de Loures, no Distrito de Lisboa, em Portugal. Trata-se de um templo construído em meados do século XV, com bastantes intervenções posteriores.

Foi construída no local onde existiu a anterior igreja medieval que, segundo as investigações de Eduardo Brazão, se sabe ter pertencido aos Templários), com bastantes intervenções posteriores (a torre sineira data dos anos finais da Dinastia Filipina e o actual recheio é, na sua larga maioria, datável do século XVIII).

Possui três naves, assentando os arcos que as sustentam em colunas de ordem toscana, conservando-se ainda numa destas um velho púlpito. Na capela-mor, um retábulo do setecentista abrilhanta esta obra-prima do barroco português.

Na segunda metade do século XVIII, após o terramoto de 1755, foi votada ao abandono, mas no século seguinte foi sujeita a obras de restauro, tendo sido declarada monumento nacional por decreto de 16 de Junho de 1910.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...