Sintra assinalou o 25 de Novembro de 1975 com o concerto evocativo “O canto que se renova” no Centro Cultural Olga Cadaval, um programa da Câmara Municipal de Sintra.
Este concerto ofereceu uma reflexão sobre a democracia e os valores consolidados em Portugal, de 25 de Abril de 1974 a 25 de Novembro de 1975, como forma de “homenagear a normalização democrática”.
Neste programa ouvimos Poemas de Sophia de Mello Breyner, José Régio ou Fernando Namora e canções de Amália Rodrigues, Pedro Barroso, Manuel Freire ou Trovante onde combinaram a declamação de poesia com o canto, nas vozes do ator João de Carvalho (declamação) e da fadista Maria Ana Bobone, acompanhados por Ricardo Gama na guitarra portuguesa, e João Correia na guitarra clássica.
Este espetáculo trouxe, ao grande auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, momentos musicais e declamações que marcaram a história de uma era, como o fado “Obsessão”, da Amália Rodrigues, a “Pedra Filosofal”, de Manuel Freire, “Fizeram os Dias Assim”, dos Trovante e “Viva quem Canta”, de Pedro Barroso. E ainda o poema "Esta Gente", de Sophia de Mello Breyner Andresen, declamado pela própria por altura dos 40 anos do 25 de Novembro de 1975.


Comentários
Enviar um comentário