No Casino do Estoril um belo espetáculo musical de Fado para homenagear a escritora, dramaturga e poetisa portuguesa, nascida nos Açores Natália de Oliveira Correia.
No ano de 2023 em que se assinalam os 100 anos de nascimento de Natália Correia, o compositor Renato Júnior musicou alguns dos poemas mais emblemáticos da escritora e convidou algumas das melhores vozes nacionais para os interpretar.
Ana Bacalhau, Áurea, Amélia Muge, Elisa Rodrigues, Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Maria João, Rita Redshoes, Sofia Escobar e Viviane foram os nomes que estiveram em palco.
Biografia:
Foi um concerto inteiramente alicerçado na poesia de Natália Correia, único na sua estética, e onde a Mulher tem o protagonismo. Porque “Natália é Quando Uma Mulher Quiser”!
Natalia Correia foi jornalista do Rádio Clube Português e, no final da Segunda Guerra Mundial, apoiou o Movimento de Unidade Democrática (MUD). Depois da Revolução de 25 de Abril de 1974 esteve primeiro ligada ao Partido Socialista (PS), depois ao Partido Popular Democrático (PPD) e, por fim, ao Partido Renovador Democrático (PRD). Foi eleita deputada à Assembleia da República, pelas listas do PPD, de 1979 a 1980 e de 1980 a 1983, e pelo PRD, como independente, de 1987 a 1991.
Além da vasta obra literária que produziu (onde se inclui a letra do Hino dos Açores), Natália Correia tem também o seu nome associado a várias intervenções parlamentares nos campos da cultura, da defesa da Mulher e dos Direitos Humanos. Fonte: Assembleia da República
Busto de Natália Correia da autoria de João Cutileiro.
.jpg)


Comentários
Enviar um comentário