Avançar para o conteúdo principal

Férias em Porto Santo


De volta à Ilha de Porto Santo para mais umas férias com a família nesta linda praia de Areia Dourada.

Duas agradáveis semanas de praia e descanso nesta ilha tranquila, uma boa preparação para as próximas estações do ano.

Durante estes dias também fizemos, mais uma vez, um programa de visita à ilha para relembrar que a ilha também tem algo para ver e visitar.

Situada em pleno Oceano Atlântico, Porto Santo dista 500 Km de África, 900 Km Sudoeste de Lisboa, 1300 Km dos Açores e somente a 50 Km da Madeira, apresentando em relação a esta um enorme contraste paisagístico.

Com 42,17 Km² de superfície, 11,4 de comprimento e 6 de largura, a ilha apresenta uma configuração pouco montanhosa. Ainda assim, as poucas elevações existentes são, sobretudo, mais notórias a Norte do Porto Santo, com destaque para o Pico do Facho, cujo cume não excede os 517 metros.

Ilha de rara beleza, o Porto Santo é, pelas peculiaridades paisagísticas que apresenta, um destino diferente dentro da Europa. Mesmo em relação à Madeira, e apesar da proximidade geográfica que separa as duas ilhas, o Porto Santo oferece um surpreendente contraste. São inúmeros os aspectos que distinguem as duas ilhas. Aqui, a longa praia, o horizonte plano e a maneira de viver pacato e recatado convidam-nos à evasão.

À margem de comparações, verificamos que, no seio da própria ilha, a sua paisagem é, também ela, bastante variada, sobretudo quando nos confrontamos com a dupla vertente mar/montanha.

A Norte podemos respirar o ar puro da montanha, proporcionado pelo já extenso pinhal aí existente. Passear a pé por entre maravilhosas paisagens e usufruir da sua beleza agreste num ambiente verdadeiramente idílico é, sem dúvida, uma forma diferente de descobrir os encantos da natureza. Recentemente recuperadas, as veredas, quer pela segurança que oferecem, quer pela beleza a que acedem, constituem hoje os circuitos ideais para levar a cabo este tipo de caminhada.


No que respeita à costa Sul da ilha a paisagem é, toda ela, dominada pelo dourado dos 9 Km de areias que fazem da praia do Porto Santo, uma das mais belas da Europa.

Ao passear pela ilha vamos descobrir a beleza duma paisagem que se formou graças a sucessivas erupções vulcânica num dos vários miradouros: o da Portela, com os moinhos de vento circundantes, o da Pedreira no Pico Ana Ferreira e, no extremo oeste da ilha, o miradouro das flores com vista sobre a Madeira e as ilhas Desertas. Subimos ao Pico do Facho, o ponto mais alto da ilha com 517 metros e ao Pico do Castelo, de onde se avistam os vales encaixados e os ilhéus que parecem ter sido "semeados" em redor.

Visitámos também a Quinta das Palmeiras,

A Quinta das Palmeiras é um pequeno oásis que dá vida e cor a uma das zonas mais áridas do Porto Santo. Localizada a oeste do aeroporto, esta quinta constitui um minizoo e um minijardim botânico, onde é possível encontrar espécies ornitológicas e uma variedade de plantas luxuriantes.

É, pois, altamente recomendada uma visita a esta mancha verde da ilha, que ocupa uma área superior a 5.000 m², onde se distribuem diversas espécies de plantas e de animais. O projeto foi idealizado e executado por Carlos Alfonso, que lutou contra todas as adversidades para aqui construir este espaço tão especial. Foi necessário trazer água em camiões-cisterna para possibilitar o cultivo de plantas muito diversas, com destaque para as espécies de palmeiras, erucárias e metrosideros. O colorido do jardim é garantido pelas rosas, foguetes de natal, hibiscos, entre outras flores.


De igual forma, a fauna aqui existente traz uma animação insubstituível. Entre as várias aves, a Quinta das Palmeiras alberga pombos, papagaios ou araras. Os visitantes podem, também, cruzar-se com patos e cisnes, habitantes de um pequeno lago que compõe o cenário verdejante.

e a Casa da Serra, localizada na Serra de Fora.

A Casa da Serra é um autêntico museu etnográfico no meio da serra. Nesta casa datada de 1764 podemos observar objetos e actividades da época. Um jardim recriado com actividades da agricultura, uma casa tradicional, rústica de pedra no meio da serra, localizada numa paisagem bonita.


Terminámos assim este agradável passeio pela ilha.  


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...