Integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Centro Cultural Olga Cadaval recebeu a antestreia nacional do bailado "Requiem".
A nova criação coreográfica da dupla Solange Melo e Fernando Duarte, da Companhia Dança em Diálogos, é baseada em “Requiem – a única censura que deveria existir é censurar a censura”, obra musical de Fernando Lopes-Graça. A temática antifascista está presente em inúmeras obras do autor, nomeadamente em canções, mas este Requiem, em particular “é dedicado às vítimas do fascismo e da censura”. Contempla também outras sonoridades, como o Requiem de Verdi, Max Richter e, claro, Zeca Afonso!
Este espetáculo associa a dança, o vídeo e a literatura, tendo por base três textos inéditos de Cláudia Lucas Chéu, Elmano Sancho e Ondjaki, que ilustram três momentos narrativos do bailado, em que a encenação estética se inspira na obra visual do artista Julião Sarmento.
Com projeção de vídeo e com 5 bailarinos em palco, radica numa reflexão coletiva e artística sobre os conceitos de memória, mudança(s) e celebração que nos oferece a proximidade de tão importante efeméride.

.jpeg)
Comentários
Enviar um comentário