Integrado no programa do VI FIPO - Festival Internacional de Piano de Oeiras, assistimos ao recital da pianista Yulianna Avdeeva no Auditório Municipal Ruy de Carvalho em Carnaxide.
Programa:
Ludwig Van Beethoven - Sonata Si Bemol op. 106 "Grosse Sonate für das Hammerklavier"
Franz Liszt - Bagatelle sans tonalite S. 216a
Unstern! - Sinistre S. 208
Legende nº 2 St. François de Paule marchant sur les flots
Frédéric Chopin - 4 Mazurkas op.30
Andante spianato et Grand Polonaise brilliante op. 22
Yulianna Avdeeva, ganhou reconhecimento mundial no Chopin Competition de 2010, onde ganhou o Primeiro Prémio com uma "forma detalhada de jogar" que "correspondia ao próprio Chopin" (the Telegraph). Pianista de temperamento ardente e virtuosismo, Avdeeva joga com o poder, convicção e sensibilidade, tendo conquistado audiências em todo o mundo.
Artista favorita na Europa com concertos recorrentes na Filarmónica de Varsóvia ou Rudolfinum em Praga, Pierre Boulez Saal Berlin, Viena Konzerthaus e Elbphilharmonie Hamburg, Yulianna também deu concertos para alívio ucraniano, incluindo um em conjunto com Anne-Sophie Mutter no Festival de Música de Câmara de Lucerna.
A sua temporada de 2022-23 começa com um recital do Tippet Rise Festival nos Eua, seguido mais tarde por um recital de estreia no Carnegie Hall. Apresenta-se com a Sinfónica de Viena e depois de uma aclamada primeira colaboração em 2021, volta a fazer digressões com Teodor Currentzis e SWR Symphony em Munique, Hamburgo e Viena. Em meados do inverno regressa ao Japão com concertos em Tóquio, Osaka, Yokohama e Quioto para ser acompanhada com concertos com a Sinfónica da Rádio de Frankfurt (Andris Poga), Orquestra Nacional da RAI (Juraj Valcuha), Filarmónica de Bergen (Petr Popelka), Orquestra Nacional Basca (Robert Trevino) e Camerata Salzburg (Finnegan Downie Dear). Também atuará em recitais em Leipzig, Florença, Madrid, Barcelona, Aarhus e Napóles.
Entre os seus outros extensos colaboradores orquestrais estão a Filarmónica de Los Angeles, a Sinfónica de Montreal, a Sinfonieorchester Sinfónica de Birmingham, a Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin, a Royal Stockholm Philharmonic, a Filarmónica finlandesa e dinamarquesa, a Filarmónica Checa, a Sinfonieorchester Basileia.
Músico de câmara dedicado, Yulianna tem perscrito regularmente por toda a Europa com os violinistas Julia Fischer e Gidon Krener, com aparições em Wigmore Hall, Tonhalle Zurique, Festspielhaus Julia Fischer e Gidon Kremer, com aparições em Wigmore Hall, Tonhalle Zurique, Festspielhaus Baden-Baden, entre outros. Além de ser uma convidada regular no Festival Chopin de Varsóvia e no Festival Internacional de Piano La Roque d'Anthéron, as últimas temporadas viram Avdeeva em recital no Festival de Dalzburgo, no Festival Rheingau Musik, no Elbphilharmonie Hamburgo, no Boulez Saal, em Viena Konzerthaus, no Palau de la Música Catalana, no Musikfest Bremen, no Festival de Música de Câmara de Jerusalém e no Festival Shostakovich.
As gravações de Avdeeva de Concertos Chopin com a orquestra do Século XVIII e Frans Brüggen (2013), seus 3 álbuns a solo com obras de Bach, Mozart, Schubert, Chopin, Liszt e Prokofiev (2014, 2016 e 2017), e a sua colaboração com Gidon Kremer na música de câmara de Mieczyslaw Weinberg (2017 e 2019) compreendem um formidável disco da arte de Yulianna encimada por um Deutsche Grammophon (2019) a solo como parte de uma colecção de marcos dedicada à Chopin Gold Competition.
Os afficionados do piano em todo o mundo também apreciam o seu projecto educativo de streaming online, o #AvdeevaBachProject, que começou durante o bloqueio ganhando mais de meio milhão de vizualizações.

Comentários
Enviar um comentário