Avançar para o conteúdo principal

Recital de Piano com Rui Massena

Assistimos a mais um recital do VI FIPO – Festival Internacional de Piano de Oeiras, este com o nosso consagrado pianista, maestro, compositor, produtor e intérprete Ruy Massena, por quem temos uma muito especial preferência musical.

Rui Massena iniciou-se na música desde muito jovem. Tocou a sua primeira peça para piano aos cinco anos, aos oito criou a sua primeira composição e trabalha como maestro desde os 27. Foi nessa altura que Rui assumiu a Direcção Artística e o cargo de Maestro Titular na Orquestra Clássica da Madeira, cargo que exerceu durante 12 anos.

Entre 2001 e 2013, Massena estreou dezenas de obras e dirigiu mais de 30 orquestras de renome nacional e internacional em salas de concerto de renome mundial em 14 países. Em 2010, a ‘Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012’ escolheu Massena para programar o Cluster de Música do projeto, corpo de trabalho que começou a desenvolver em 2010 e através do qual fundou a Orquestra ‘Fundação Orquestra Estúdio’. Massena também regeu, escreveu e arranjou em linguagem sinfónica para inúmeros artistas. A música sempre foi o centro da vida de Rui Massena. Após treze anos de regência semanal ininterrupta, Massena tomou a decisão de finalmente dar espaço ao seu antigo sonho de compor.

Desde 2015, iniciou carreira solo com composições próprias como Artista da Música Universal, e lançou até hoje quatro álbuns e um EP. A sua música é apreciada por fãs de mais de 90 países e Rui Massena foi selecionado como um talento global contemporâneo pela prestigiada editora ‘Deutsche Grammophon’.

Carnaxide - Auditório Municipal Ruy de Carvalho

Em 2019, Massena estreou-se na banda sonora cinematográfica na curta-metragem “Carnaval Sujo”, de José Miguel Moreira, e compôs e interpretou a banda sonora de dois Filmes para TV (2021), “Esperança” de Cláudia Clemente e “Medo” de Patrícia Sequeira, integrado na trilogia cinematográfica “Na Porta ao Lado”, centrada no flagelo da violência doméstica. Em 2022, compôs e interpretou para o filme “La Manzana de Oro”, realizado por Jaime Chavarri, nome prestigiado do mundo cinematográfico espanhol e para o documentário “Triunfo do saber” realizado por Frank Saalfeld.

Em 2021, foi distinguido com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural e Científico, da cidade do Porto, em reconhecimento do seu continuado contributo para a cidade. Esta medalha junta-se a muitas outras que Rui conquistou ao longo da sua carreira, incluindo a Medalha de Ouro do Mérito Cultural e Científico da sua cidade natal, bem como a Medalha do Mérito Cultural da Academia Brasileira de Letras, Letras e Ciências.

A música de Rui Massena está hoje ao lado de grandes compositores como Philip Glass e Ludovico Einaudi, com uma das suas composições, Valsa, faz parte da compilação ‘EXPO 1’ da Deutsche Grammophon, que apresenta música dos principais compositores ‘Neoclássicos’ da atualidade. Em 2021, a convite da editora, ao lado de Maria João Pires e outros 15 intérpretes e compositores de referência mundial, participou no festival World Piano Day 21, transmitido para todo o mundo.

Hoje, Rui trabalha como maestro, compositor, produtor e intérprete, sediado no seu estúdio, junto à praia da Granja, na criativa cidade do Porto. Ele toca e rege sua música ao vivo em salas de concerto em todo o mundo. (Fonte: VI FIPO)





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...