Avançar para o conteúdo principal

Visita Cultural em Mafra

Da programação dos SSAP fizemos um passeio a Mafra, com Visitas aos Centros de Interpretação da Vila de Mafra e ao das Linhas de Torres.


Para iniciar este programa percorremos o Jardim do Cerco do Palácio Nacional de Mafra.

O Jardim do Cerco é um jardim Barroco, com espelhos de água, caminhos largos, árvores frondosas e uma nora centenária ainda em funcionamento são alguns dos atrativos deste jardim inspirado em Versalhes.

Este local é a transição perfeita entre a vastidão murada da Tapada Real e a monumentalidade do Palácio Nacional de Mafra, que se ergue num dos seus flancos.

O bosque e os jardins estendem-se por oito hectares, com ofertas de recantos, sombras, cascatas ou até mesmo uma horta peculiar: a Horta dos Frades ou Horto das Aromáticas, que apresenta cerca de 39 espécies de plantas com utilização para fins medicinais e condimentares, aquando da sua construção, ordenada por D. João V.

Desde 7 de Julho de 2019, todo o espaço, Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada são Património Mundial da UNESCO. (fonte: Município de Mafra)

Mafra - Jardim do Cerco

Percorrendo algumas ruas da Vila de Mafra fomos almoçar no Restaurante João da Vila Velha, muito bom segundo informação no local, na realidade foi uma excelente experiência. Ótima comida tradicional portuguesa, muito bom ambiente, pessoal extremamente simpático e muita rapidez no atendimento. O dono é o chef de cozinha e recebe-nos com muita delicadeza e fala das comidas que confecciona e da sua satisfação de ficarmos bem servidos. Muito simples e familiar, se não tivéssemos ido cedo para almoçar já não tínhamos lugar, tal é a popularidade deste restaurante, a voltar novamente e sem dúvida, teremos de fazer reserva.

Mafra - Restaurante João da Vila Velha


Depois deste muito agradável almoço fomos então com o grupo fazer as visitas aos Centros de Interpretação da Vila de Mafra e ao das Linhas de Torres no Complexo Cultural Quinta da Raposa.

O Centro de Interpretação da Vila de Mafra (CIVIMafra) tem por missão realizar o enquadramento histórico, cultural e museológico da Terra, das Gentes e do Património da vila e do Real Edifício de Mafra, mediante uma variada panóplia de iniciativas (exposições, palestras, colóquios, visitas guiadas, edições etc.).

No CIVIMafra, temos à nossa disposição conteúdos expositivos que nos habilitam a conhecer e a compreender a história e a evolução da vila de Mafra, desde o passado remoto até aos nossos dias, com especial destaque para o Real Edifício (Palácio, Basílica, Tapada e Jardim do Cerco).

O projeto Rota Histórica das Linhas de Torres visa salvaguardar, recuperar e valorizar um conjunto significativo de património arquitetónico e arqueológico de natureza militar, a Norte da cidade de Lisboa, constituído por ocasião da 3.ª invasão napoleónica de Portugal (1810) no âmbito da Guerra Peninsular que então se travava.

Os trabalhos desenvolvidos pela Rota Histórica das Linhas de Torres, de que a Câmara Municipal de Mafra faz parte, cofinanciados internacionalmente e com o apoio técnico da Direção Geral de Património Cultural e do Exército Português, possibilitaram a criação de uma rota turística de grande dimensão, que articula a descoberta do património e o conhecimento com especificidades locais de âmbito ambiental, museológico, gastronómico e desportivo.

No concelho de Mafra, é já extensa a lista de iniciativas, que passaram pela investigação arqueológica, o restauro monumental, a publicação de fontes e de estudos, a dinamização socio pedagógica de conteúdos relacionados com aquela temática, a classificação de património, a constituição de percursos turísticos devidamente sinalizados pelo concelho... Mafra dispõe, também, de dois centros interpretativos, instalados em locais emblemáticos do município e centros nevrálgicos da ação militar ocorrida durante a Guerra Peninsular. (fonte: Município de Mafra)

Mafra - Centro Interpretativo da Vila de Mafra e das Linhas de Torres





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...