Avançar para o conteúdo principal

Recital de Piano com Teresa da Palma Pereira e Exposição “Goya, Testemunho do Seu Tempo”

No Centro Cultural de Cascais assistimos ao Recital de Piano com Teresa da Palma Pereira e aproveitámos para ver a exposição “Goya, Testemunho do Seu Tempo” patente no mesmo Centro Cultural.


A pianista e diretora artística da Academia de Música Flor da Murta e do Festival Internacional de Piano de Oeiras, Teresa da Palma Pereira, subiu ao palco do Centro Cultural de Cascais no Dia da Mãe, 7 de maio de 2023, para um espetáculo intimista com obras musicais dos mais conceituados autores como Mozart, Liszt, Tchaikovsky, Stravinsky e Albeniz.

Numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, Teresa da Palma Pereira foi convidada a subir ao palco de um dos municípios que mais tem apostado na cultura, em particular na música, para apresentar um recital transversal a todas as gerações.


“Preparei um recital leve e agradável, pensado para estes dias de primavera e inspirado em músicas tradicionais espanholas e nas mais variadas obras de bailado com transcrições de autores reconhecidos, como o Quebra-nozes ou o Pássaro de Fogo”, afirmou Teresa da Palma Pereira. “Espero ter oportunidade de receber muitas famílias num dia especial em que comemoramos o Dia da Mãe”.

A compositora já foi galardoada com vários prémios, nacionais e internacionais, com destaque para a primeira posição no Concurso Internacional Maria Campina, o segundo lugar e menção especial do júri no Concurso Internacional Princesa Lalla Meryem e o prémio do Koninklijk Conservatorium, em Bruxelas, que lhe concedeu a oportunidade de atuar como solista com a Orquestra da Câmara de Bruxelas.

Teresa da Palma Pereira tem sido considerada uma das mais prestigiadas pianistas da sua geração, levando “Portugal” além-fronteiras. A jovem pianista já conta com atuações em países como França, Itália, Bélgica, Holanda, Hungria, Suécia, Brasil e China e cinco CD's editados. Atualmente é diretora artística da Academia de Música Flor da Murta e do Festival Internacional de Piano de Oeiras, desde 2018.

Programa:

Mozart, W. A. Sonata nº 1 em Dó maior, K. 279
Liszt, F. "Sposalizio" - Années de Pèlerinage (Italie)
Albénix, I. El Puerto - Iberia (Livro 1º, nº 2)
Tchaikovsky, P.I. Quebra-nozes (Dança da fada de Açucar, Dança Árabe e Valsa das Flores)
Stravinsky, I. Pássaro de Fogo


Na Exposição “Goya, Testemunho do Seu Tempo” apresentaram-se dez pinturas pela primeira vez em Portugal, juntamente com as quatro emblemáticas séries de gravuras do mestre espanhol Francisco de Goya (1746 – 1828). Mostram-se também as séries de gravuras "Os Caprichos", "A Tauromaquia", "Os Desastres da Guerra" e "Os Disparates ou Provérbios", deste artista. A mostra foi uma iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.


Foi uma excelente oportunidade para contemplar a essência artística de Francisco de Goya, o mais importante artista espanhol do século XVIII, considerado o primeiro pintor da Arte Moderna pelo caráter inovador da sua obra e cujo legado inspirou decisivamente as correntes artísticas que surgiriam nos séculos seguintes, do Romantismo ao Surrealismo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...