Avançar para o conteúdo principal

Exposição o Monumento a D. Pedro IV

Visitámos a Exposição "O Monumento a D. Pedro IV" no Museu de Lisboa, Palácio Pimenta.


A visita, com marcação prévia, foi guiada pelos comissários da exposição.

"Em 2020, celebra-se o bicentenário da Revolução Liberal de 1820, acontecimento que está na origem da Monarquia Constitucional, derradeira fase deste regime em Portugal. Celebram-se também os 150 anos da construção do Monumento a D. Pedro IV, erigido na antiga Praça do Rossio – rebatizada como Praça D. Pedro IV – e inaugurado a 29 de abril de 1870.
O Museu de Lisboa integra o programa Relembrar a Revolução de 1820 – Liberdade e Cidadania, liderado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, que marca o ano de 2020 com um conjunto alargado de iniciativas. Numa lógica de complementaridade a esse programa, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta revisita o Monumento a D. Pedro IV, escultura pública que, não obstante ter sido materializada muito depois dos acontecimentos de 1820, está intimamente ligada a essa memória cívica do rei fundador do novo regime.
No piso superior do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta a exposição revisita a história de um monumento que levou mais de 35 anos a ser erigido. Para além de peças inéditas do acervo do Museu de Lisboa - caso dos testemunhos que foram colocados na base da estátua aquando da sua colocação sobre o pedestal e descobertos em 2001 -, a mostra conta com obras procedentes de outras instituições, como o Museu Nacional dos Coches, a Biblioteca de Arte da Fundação de Calouste Gulbenkian, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e o Arquivo Histórico do antigo Ministério das Obras Públicas, hoje tutelado pela Secretária-geral da Economia.
A exposição está patente, no Palácio Pimenta, de 16 julho 2020 a 10 janeiro 2021. (fonte: Museu de Lisboa)

Lisboa - Museu da Cidade (Palácio Pimenta)

Aproveitámos também para fazer a visita ao Museu instalado neste Palácio.

O museu está instalado num palácio de veraneio da primeira metade do século XVIII, enquadrado pelo que resta de uma antiga quinta senhorial. Mandado construir por Diogo de Sousa Mexia, figura de relevo dos reinados de D. Pedro II e D. João V, foi edificado entre 1734 e 1746, desconhecendo-se a autoria do edifício. 
Desde a sua construção, o palácio teve sucessivos proprietários, entre eles Manuel Joaquim Pimenta a quem deve a designação. Em 1962 o imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa, ficando decidida para este espaço, após a requalificação do edifício e jardins, a reinstalação do então designado Museu da Cidade, a funcionar no Palácio da Mitra desde 1942. O novo museu foi inaugurado a 18 de maio de 1979.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público (Dec. 27:396, de 26 de dezembro de 1936).
O Museu de Lisboa – Palácio Pimenta compreende área de exposição de longa duração, área de exposições temporárias (Pavilhões Preto e Branco destinados respetivamente a exposições temporárias do Museu e a Galeria de Arte Contemporânea), centro de documentação e serviços. (fonte: Museu de Lisboa)

Lisboa - Museu de Lisboa (Palácio Pimenta)







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...