Avançar para o conteúdo principal

Teatro "Tio Vânia"

Assistimos à peça de teatro "Tio Vânia" no Auditório Municipal Lourdes Norberto em Linda-a-Velha.


Peça estreada na Semana Cultural Armando Caldas pelo Intervalo Grupo de Teatro.

Tio Vânia é uma peça do dramaturgo e escritor russo Anton Tchécov.

Embora houvesse tido pequenas tiragens da peça em teatros provinciais em 1898, a sua estreia metropolitana ocorreu apenas em 7 de novembro de 1899 no Teatro de Arte de Moscou. Constantin Stanislavski desempenhou o papel de Mikhail enquanto que a futura esposa de Tchecov Olga Knipper interpretou Helena. As primeiras críticas foram favoráveis, mas apontaram defeitos tanto na peça quanto na atuação. À medida que encenação e a atuação melhoraram após sucessivas performances, e o "público entendeu melhor o seu significado e seus tons de sentimento", as críticas foram melhores.

Sinopse:

A chegada do Professor Serebriakov, acompanhado pela sua jovem mulher Helena, à casa de campo da família, que Sonya (filha do professor e da sua primeira mulher, entretanto falecida) e o seu tio Vanya cuidam.

É este o acontecimento que faz nascer uma sombra de destruição sobre o aparente fresco do campo, na qual Vanya se perderá como a mais injustiçada e iludida das suas vítimas.

Nesta peça personagens excepcionais são também homens e mulheres comuns, que dialogam entre si falando quase sempre de si mesmos. As falas mais prosaicas são também diferentes pontos de vista filosóficos sobre o sentido e o absurdo da existência humana. O ócio e a monotonia, o deleite do campo, é também a inaptidão, a não acção, o tempo suspenso, a morte, talvez. “É preciso fazer as coisas”, ouve-se repetidamente. Um eco que não se sabe se chegará à revolução que se adivinha.


Intérpretes:

Dina Santos - Marina
André de Melo
- Dr. Astrov
Miguel de Almeida
- Tio Vânia
José Neto
- Prof. Serebriakov
Teresa Neves
- Helena Andreevna
João José Castro
- Teleguine
Mafalda Aragão
- Sónia
Kate Camilo
- Maria Vassilievna


Ficha Artística e Técnica:

Apontamento Musical - Luís Macedo
Cenografia
- António Casimiro
Execução Cenográfica
- Manuel Victória
Figurinos e Guarda-Roupa
- Graça Rodrigues
Guarda-Roupa
- Diogo Santos
Desenho de Luz
- Pedro Pinto
Execução Som e Luz
- Luís Hêrlander
Design Gráfico
- Ricardo Fernandes
Assistente Administrativa
- Dulce Moreira
Bilheteira e Frente-Sala
- Helena Rocha
Encenação
- Armando Caldas
Direcção Geral
- Fernando Tavares Marques




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...