Avançar para o conteúdo principal

II Festival Internacional de Piano de Oeiras

O II Festival Internacional de Pianode Oeiras, decorreu entre 23 de junho e 28 de julho, aos Domingos, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide.


No desenvolvimento de uma parceria que permitiu, no passado, a realização do "Festival de Música no Palácio" e a primeira edição do Festival Internacional de Piano de Oeiras em 2018, a Câmara Municipal de Oeiras e a Academia de Música Flor da Murta irão promover o II Festival Internacional de Piano de Oeiras. O Festival decorrerá de 23 de junho a 28 de julho de 2019 no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

O Festival trará ao Concelho de Oeiras alguns dos mais reputados pianistas estrangeiros, como Piotr Anderszewski, Jan Michiels, Grigory Gruzman, Irit Rub e portugueses, incluindo Jorge Moyano e Teresa da Palma Pereira. Os recitais decorrerão em todos os domingos desde 23 de junho até 28 de julho.

Na abertura do Festival, será homenageada uma personalidade que se tenha distinguido no conhecimento, na criação, interpretação ou divulgação da música erudita, em geral, ou do repertório pianístico em particular. Trata-se de uma justa homenagem a todos os que se empenham para que o direito à cultura não seja letra morta.
A institucionalização do Festival pretende, assim, ser o motor do desenvolvimento de eventos musicais de grande nível em Oeiras, procurando-se através da música contribuir para a qualidade de vida de todos.
Tal como nos outros anos o Festival é acompanhado de masterclasses destinadas a jovens pianistas e alunos avançados de escolas portuguesas e estrangeiras a serem realizadas no belo espaço do Palácio da Flor da Murta. O Festival terá ainda a presença da pianista israelita Irit Rub, que dirige um projeto educacional com a Israel Philharmonic Orchestra, prestigiada orquestra que foi dirigida por Leonard Bernstein e Zubin Mehta.
O Festival procura um efeito de vitalização cultural comunitária, para converter Oeiras num Concelho Cultural de Referência e superar a exclusão cultural a que muitos cidadãos continuam a estar sujeitos, proporcionando aos oeirenses, em especial, o acesso à grande música e aos grandes intérpretes e chamando ao Concelho todos os que procuram evento musicais de qualidade em Portugal. (fonte: Academia de Música Flor da Murta)
Abertura do Festival
23 de junho, recital fr Teresa da Palma Pereira, diretora artística do Festival.
Programa:

S. PROKOFIEV – SONATA N. 7
Allegro Inquieto
Andante caloroso
Precipitato

S. PROKOFIEV – VISIONS FUGITIVES OP. 22, N. 17
“Poetico”

M. RAVEL
Le Gibet

M. RAVEL
La Valse


Teresa da Palma Pereira

30 de junho, recital de Piotr Anderszewski


Programa:

J.S. BACH
Prelúdios e Fugas do "Cravo Bem Temperado"

R. SCHUMANN
7 Klavierstücke em Forma de Fughetta op. 126

R. SCHUMANN
Gesänge der Frühe op. 133

L.V. BEETHOVEN - Sonata Op. 110
Moderato cantabile
Allegro molto
Adagio ma non tropo - Fuga

Piotr Anderszewski

31 de julho, recital de Irit Rub


Programa:

L.V. BEETHOVEN
32 Variações em dó menor

L.V. BEETHOVEN - Sonata Op. 31 Nº 1
Allegro Vivace
Adagio Grazioso
Rondo

L.V. BEETHOVEN - Sonata Op. 31 Nº 2 "Tempestade"
Largo - Allegro
Adagio
Allegretto

L.V. BEETHOVEN - Sonata Op. 31 Nº 3
Allegro
Scherzo: Allegro Vivace
Menuetto: Moderato e grazioso
Presto con fuoco

Irit Rub


Encerramento do Festival

27 de julho, recital de Jorge Moyano

Programa:

F. SCHUBERT - Sonata em Si Bemol Maior D960
Molto Moderato
Andante Sostenuto
Scherzo: Allegro vivace con delicatezza - Trio
Allegro ma non tropo - Presto

F. LISZT
Vallée d'Obermann

C. FANCK
Prelúdio Coral e Fuga

Jorge Moyano

Todos os recitais que assisti foram excelentes, pianistas de nível superior, bom programa da Câmara Municipal de Oeiras que espero continuar a assistir nos próximos anos








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...