Avançar para o conteúdo principal

Trás-os-Montes e as Amendoeiras em Flor

Organizado pela Agência de Viagens Tryvel, fizemos um programa de 3 dias por terras de Trás-os-Montes uma oportunidade para admirar as Amendoeiras em Flor, os Lagos do Sabor e o Cruzeiro no Douro Internacional.

Também foram neste programa os amigos Judite, Renato, Herlander e Filomena.

Pela Tryvel fomos muito bem acompanhados pelo Vitor Casul, nosso conhecido destes programas à vários anos.

1º Dia - 10 de março

Começámos a viagem partindo de Sete-Rios, Lisboa pelas 7h40.

Fizemos uma primeira paragem na área de serviço de Santarém pelas 8:45, após esta pequena paragem seguimos em direcção a Celorico da Beira.

Em Celorico da Beira estivemos parados e tivemos tempo para passear um pouco pela zona história e também para comprar produtos regionais incluindo os famosos queijos da serra.

Celorico da Beira

Prosseguimos a nossa viagem pelas 12:30 em direcção a Trancoso para nova paragem para almoçar.

Almoçámos no Restaurante "Área Benta" muito agradável, um bom ambiente, o dono do restaurante muito simpático e a comida muito bem confeccionada e saborosa, comemos um prato tradicional "Marrã" e um "Arroz Doce" divinal.

Trancoso - Restaurante "Área Benta"

Depois do almoço, seguimos em direcção a Figueira de Castelo Rodrigo onde fizemos uma pequena paragem junto ao jardim.

Figueira de Castelo Rodrigo

Em seguida e a caminho de Freixo de Espada à Cinta, fizemos uma paragem no Miradouro do Penedo Durão. Do miradouro podemos ver as paisagens magníficas de cortar a respiração num ambiente de paz e tranquilidade.

A caminho de Freixo de Espada à Cinta

Depois deste momento relaxante e de descanso seguimos até Freixo de Espada a Cinta. Vimos o exterior da igreja matriz e o "Freixo" com os seus 500 anos de vida, um dos símbolos desta vila que tem para contar muitas histórias da região e do país.

Freixo de Espada à Cinta

Cerca das 19h00 seguimos até Alfândega da Fé, onde se situa, nos arredores, o Hotel & Spa Alfândega da Fé.

Hotel & Spa Alfândega da Fé

Depois da distribuição dos quartos e de algum descanso, fomos jantar.

Pelas 23h20 regressámos aos quartos e demos por findo o 1º dia da nossa viagem.


2º Dia - 11 de março

Depois do pequeno almoço e enquanto aguardávamos a saída para mais um dia do programa, fomos visitar a zona de SPA do hotel, da piscina exterior assim como dos quartos avista-se uma bela paisagem. Fomos então até ao autocarro para se iniciarmos o percurso deste dia. Fizemos uma primeira paragem em Alfândega da Fé, para nos juntarmos a duas técnicas de turismo que nos acompanharam na visita aos Lagos do Sabor. Estivemos parados cerca de 10m no Jardim Municipal.

Alfândega da Fé

Depois seguimos em direcção ao Santuário de Santo Antão da Barca. De notar que este santuário se encontrava numa zona mais baixa e foi movido pedra por pedra para uma mais elevada devido ao alagamento das terras em virtude da construção da barragem do Rio Sabor, e que deu origem a uma maravilhosa paisagem com vários lagos. 

Santuário de Santo Antão da Barca

Visitámos só a área exterior do Santuário, onde tirámos fotos, não pudemos visitar o interior por ter havido um assalto dias anteriores, onde foi roubado e destruído património existente, estava para averiguação e com proibição de visitas. Seguimos então para Mogadouro.

Mogadouro

Em Mogadouro começámos por visitar a Sala-Museu de Arqueologia da Câmara Municipal, local que nos conta um pouco da história arqueológica de Mogadouro.

Mogadouro - Sala-Museu de Arqueologia

Depois desta visita caminhámos para irmos ver o Convento e Igreja de S. Francisco. Parte desta infraestrutura está ocupada pela Câmara Municipal.

Visitámos o interior da Igreja de S. Francisco que é considerado Imóvel de Interesse Público. Pensa-se que a sua origem remonta ao século XVI.

Mogadouro - Convento e Igreja de S. Francisco

Depois de nos ter sido contada alguma história desta igreja, seguimos para o almoço no Restaurante "Kalifa Ok". Comeu-se o apreciado Bacalhau à Lagareiro.

Mogadouro - Restaurante Kalifa OK

Após o almoço, saímos em direcção a Torre de Moncorvo, onde começámos por visitar o CIARA - Centro de Interpretação Ambiental e de Recuperação Animal, cujo edifício foi inaugurado em 2017, e tem como finalidade organizar e promover a cultura científica e tecnológica assim como a disseminação e difusão do conhecimento sobre um território absolutamente fantástico que envolve o Parque Natural de Montesinho e o Parque Natural do Douro Internacional.

Torre de Moncorvo - Ciara - Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal

Depois desta visita fomos até ao centro de Torre de Moncorvo para visitarmos a Igreja Matriz. Esta Igreja iniciou a sua construção em 1544, ergue-se no local de um templo paroquial primitivo da Baixa Idade Média. A capela-mor ostenta na parede fundeira um retábulo barroco de talha dourada.

Torre de Moncorvo - Igreja Matriz

Após a visita aproveitámos para comprar produtos regionais nas lojas junto à Igreja.
Saímos de Torre de Moncorvo às 18:15 para o hotel em Alfândega da Fé.
Depois do jantar descemos aos quartos para o merecido descanso.

3º Dia - 12 de março

Levantámo-nos cedo para o pequeno almoço pois tínhamos um dia muito preenchido.
Pelas 7h50 saímos em direcção a Miranda do Douro, onde chegámos por volta das 9h15.

Tínhamos à nossa chegada duas guias que nos foram mostrar os locais de interesse cultural e nos contaram um pouco da história de Miranda do Douro. O problema é que a organização onde trabalhavam as guias não previu que os pontos principais da visita estavam encerrados à terça-feira de manhã (horário dos museus), iríamos visitar a Sé Catedral (interior) e o Museu das Terras de Miranda.

Para minimizar um pouco esta decepção as guias conseguiram por especial favor a visita ao Museu, não pudemos visitar o interior da Sé Catedral.

Miranda do Douro - Sé Catedral

Fizemos uma visita guiada ao Museu, onde nos foi transmitido a história das gentes de Miranda. Museu de enorme qualidade no seu acervo com muito interesse histórico.

Museu das gentes de Miranda do Douro

Por volta das 10h45 fomos até ao caís de embarque, para seguirmos num cruzeiro de cerca de uma hora pelo Douro Internacional.

Este cruzeiro tem por base o interesse patrimonial e ecológico e de preservação do meio ambiente nesta zona do Rio Douro.

Miranda do Douro - Cruzeiro no rio Douro

Findo o cruzeiro foi-nos servido um vinho do Porto, após o qual regressámos ao autocarro para nos levar até ao restaurante onde fomos almoçar.

O almoço foi no Restaurante "Jordão", foi-nos servido um óptimo Bacalhau à Brás e a famosa Posta Mirandesa.

Miranda do Douro - Refeição no Restaurante Jordão

Após o almoço que acabou por volta das 15h00, fomos para o autocarro para iniciarmos o regresso a casa.

Durante o percurso houve um pequeno passatempo sobre fotografias, sobre quem tinha tirado a melhor foto das Amendoeiras em Flor, fomos premiados com uma das melhores e tivemos como prémio uma mochila da Tryvel.

Chegámos a Sete-Rios às 22h00.

E assim passámos três dias maravilhosos no Nordeste Transmontano. De realçar o trabalho do acompanhante da TRYVEL (Vítor Casul) e do motorista da Mafrense (Vítor Pereira).





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...