Avançar para o conteúdo principal

Palácio dos Marqueses do Lavradio

Das actividades móveis dos Centros de Convívio dos SSAP, fizemos uma visita guiada ao Palácio dos Marqueses do Lavradio.


Em 1745, D. Tomás de Almeida, 1º Cardeal Patriarca de Lisboa, em terrenos que adquirira a seu irmão, mandou demolir a residência familiar que neles existia e edificar este palácio ao estilo da época, segundo projecto do arq. João Frederico Ludovice.

Concluída a obra, doou o palácio a seu sobrinho, D. António de Almeida Soares Portugal de Alarcão Eça, 1º Marquês do Lavradio, 4º Conde de Avintes e Vice-Rei do Brasil.
Pouco afetado pelo Terramoto de 1755, manteve-se na posse da família até que, em 1875, foi adquirido pelo Estado, tendo conhecido obras de adaptação para acolher os tribunais militares. Nele funciona actualmente a Direcção de História e Cultura Militar.
Traduzindo uma arquitectura barroca joanina, o palácio organiza-se dentro de um quadrilátero trapezoidal, em torno de um pátio rectangular, desenvolvendo-se em três pisos.
Lisboa - Palácio dos Marqueses do Lavradio
A fachada principal, estruturada em três corpos separados por pilastras de cantaria, é rasgada ao centro, no piso térreo, pelo portal, ao qual se acede por curta escadaria de lanço único.
O piso nobre é rasgado por três janelões retangulares, rematados por cornijas curvas, onde o central, de sacada, abre para uma varanda com guardas de ferro. À excepção do corpo central, predomina a regularidade na abertura dos vãos e a uniformidade das janelas de sacada abertas para varandas, coroadas por ática e assentes sobre mísulas, assim como das janelas de peito.
O remate do edifício é feito por platibanda de balaústres ritmada por plintos, interrompida no corpo central, que surge rematado por frontão triangular, ostentando as armas reais, e encimado por uma estátua figurando a "Justiça".
No interior merecem referência: o átrio, pelo revestimento azulejar policromo setecentista dos muros, em torno da representação das armas dos marqueses de Lavradio; a escada, pelos painéis de azulejos representando cenas galantes e de caçadas e pelo teto com decoração em estuque; e algumas salas, pela componente decorativa que evidenciam, lambris de azulejos e trabalhos de estuque nos tetos. (fonte: Câmara Municipal de Lisboa)
Lisboa - Palácio dos Marqueses do Lavradio


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...