Avançar para o conteúdo principal

Palácio da Independência

Através dos programas de Lisboa Cultural fizemos uma visita guiada ao Palácio da Independência ou Paláciodos Condes de Almada.


Antes de iniciarmos a nossa visita entrámos na Igreja de S. Domingos, de origem barroca, situada no largo com o mesmo nome.

Lisboa - Igreja de S. Domingos
Fundado em 1467, por D. Fernando de Almada, a sua traça medieval primitiva foi conhecendo alterações, tendo subsistido dessa época 4 portais e 2 grandes chaminés de cones facetados, à semelhança das do Palácio da Vila de Sintra.
O edifício actual traduz, assim, uma linguagem resultante das intervenções manuelina e maneirista. De planta rectangular centralizada num pátio concebido para permitir a circulação de carruagens, o exterior do imóvel surge articulado em duas fachadas rigorosamente estruturadas, com uma ausência quase total de ornamentação, e animadas pela abertura de filas de janelas de sacada com moldura rectangular, concentradas num amplo portal, sobreposto por uma varanda de balaústres para a qual abre o janelão central do andar nobre, encimado pelo brasão dos Almada.
Lisboa - Palácio da Independência

Merecem destaque no interior, os painéis de azulejos barrocos, os de albarradas e os historiados joaninos. Este Palácio está classificado como Monumento Nacional, não só pelo seu valor artístico, mas também pela sua tradição histórico-política. Foi aqui que se reuniram, por diversas vezes, os conjurados que conduziram à Restauração da Independência dePortugal em 1640.
Lisboa - Jardins do Palácio da Independência
Almeida Garrett habitou o palácio em 1834 e a 1ª comemoração pública da Independência a ter lugar no edifício ocorreu em 1861. Doado ao Estado em 1940 e após a sua ocupação sucessiva por vários organismos, o Palácio foi cedido na sua totalidade à Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em 1983, a qual procedeu a obras para a instalação de serviços, biblioteca e zonas de exposição. (fonte: Câmara Municipal de Lisboa)
Lisboa - Palácio da Independência


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...