Avançar para o conteúdo principal

Igreja Paroquial de Santo Agostinho a Marvila

Através do programa Lisboa Cultura, Visitas Comentadas da Câmara Municipal de Lisboa fomos visitar a Igreja Paroquial de Santo Agostinho a Marvila.


Breve História de Santo Agostinho


Santo Agostinho nasceu a 13 de novembro do ano 354 em Tagaste, no Norte de África. Aos 32 anos converteu-se tendo sido ordenado sacerdote em 391. Em 395 foi consagrado Bispo em Hipona, sede que ocupou durante 34 anos. Estabeleceu um conjunto de normas e práticas adequadas à vida religiosa que ficou conhecido como Regra de Santo Agostinho, que esteve na base de muitas organizações monásticas. Os seus vastos escritos tiveram importância fundamental na história do cristianismo e da cultura ocidental. Morreu a 28 de agosto de 430 em Hipona. Foi proclamado Doutor da Igreja em 1298 pelo Papa Bonifácio VIII. É representado como bispo, com a mitra e o báculo, com um coração inflamado e um livro na mão.

História da Igreja Paroquial de Santo Agostinho

Antiga Igreja do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Marvila, foi considerada um dos mais belos templos seiscentistas que sobreviveu ao terramoto de 1755. Está situada na zona oriental de Lisboa.

O Convento de Marvila foi fundado em 1660. O terramoto de 1755 destruiu particularmente o convento.

Uma porta lateral da autoria de Vicente dos Santos, datada de 1725 dá acesso à igreja.

No interior destacamos na Capela-mor, o retábulo em talha dourada atribuído a José Rodrigues Ramalho e Nossa Senhora da Conceição datada de 1660 e ladeada pelas imagens de Santa Brígida e de Santo Agostinho. No fecho do retábulo encontramos a imagem de Cristo Salvador do Mundo. Fechando a tribuna encontramos uma grande tela amovível de Bento Coelho da Silveira, datada de 1690. Na parte inferior do retábulo e na parte frontal do altar destacamos os mármores policromáticos embutidos.

Marvila - Igreja Paroquial de Santo Agostinho

As paredes laterais da capela estão revestidas a talha dourada, de quatro telas de Bento Coelho da Silveira.
O Presbítero tem dois altares laterais. A nave apresenta revestimento a azulejos, com duas séries de telas atribuídas na sua maioria a António Pereira Ravasco. Para além dos azulejos e das pinturas, o corpo da nave é em talha dourada.

A abóboda foi parcialmente destruída pelo terramoto de 1755.
No coro-baixo existem dois retábulos em talha dourada sendo as paredes laterais revestidas a grandes painéis de azulejos.

Marvila - Igreja Paroquial de Santo Agostinho

Em conclusão tivemos o prazer de ver uma das mais belas igrejas da nossa Lisboa. Encontra-se muito bem restaurada e é de louvar a acção do cónego desta freguesia.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...