Avançar para o conteúdo principal

Rota das Castanhas

Do Programa Anual de Férias elaborado pelos SSAP fomos fazer a "Rota das Castanhas" em Castelo de Vide.


1º Dia - 9 de novembro

Começámos a nossa viagem pelas 9h15 a partir do Jardim Zoológico de Lisboa em direcção a Castelo de Vide.

Fizemos uma paragem na estação de serviço de Santarém pelas 10h30 e chegámos a Castelo de Vide pelas 12h30.

Almoçámos no centro de Castelo de Vide, após o almoço fizemos um passeio até ao Forte de S. Roque, com uma bela vista para a vasta planície alentejana.

Castelo de Vide - Forte de S. Roque

Pelas 14h15 dirigimo-nos para o posto de turismo na Praça D. Pedro V onde se encontra a Igreja de Santa Maria da Devesa, que visitámos.

Castelo de Vide - Igreja de Santa Maria da Devesa

Pelas 15h00 no Salão Nobre da Câmara Municipal foi-nos contada a história de Castelo de Vide e do que iríamos visitar de seguida. Esta palestra foi-nos apresentada por Carolino Tapadejo, antigo presidente da Câmara.


Castelo de Vide - Câmara Municipal

Depois desta apresentação começámos o nosso passeio pelo Largo Capitão Salgueiro Maia, seguindo em direcção ao Castelo. No caminho passámos pelo burgo medieval situado dentro do Castelo, depois visitámos a Igreja de Nossa Senhora da Alegria, onde nos foi dada a conhecer a sua história.

Castelo de Vide - Castelo e Igreja de Nossa Senhora da Alegria

Em seguida dirigimo-nos para o Bairro da Judiaria, onde visitámos a Sinagoga, as ruas dos Cristãos Novos, acabando num largo com a Fonte da Vila do Século XVI.


Castelo de Vide - Bairro da Judiaria, Sinagoga e Fonte da Vila

Visitámos de seguida a Oficina Museu Mestre Carolino em memória deste ferreiro (oficina do pai de Carolino Tapadejo).

Castelo de Vide - Oficina Museu do Mestre Carolino

Pelas 17h30 dirigimo-nos para o Hotel Castelo de Vide, onde ficámos alojados nestes dias.


2º Dia - 10 de novembro

Iniciámos este dia pelas 9h00 partindo em direcção a Portalegre, onde estava programada uma visita ao Museu de Tapeçaria Guy Fino. Tivemos neste museu uma explicação detalhada de como se fabrica as tapeçarias de Portalegre e ao mesmo tempo tomar conhecimento com o que de melhor se faz nesta arte.

Portalegre - Museu de Tapeçaria Guy Fino

Depois da visita seguimos em direcção à Sé Catedral de Portalegre. Passámos no caminho pelo Largo Cristóvão Falcão onde existe um palacete denominado Casa Amarela. Palacete este do século XVIII.

Portalegre - Casa Amarela e Sé Catedral

Após esta passagem seguimos em direcção à Sé Catedral. Entrámos e ficámos maravilhados com o interior. Foi-nos explicado a história da Sé. Em seguida visitámos os claustros e subimos ao pátio exterior para darmos um olhar sobre Portalegre e seus arredores.

Em seguida continuámos a nossa visita caminhando em direcção ao que resta do Castelo de Portalegre. Finda a visita regressámos a Castelo de Vide para almoçarmos.

Após o almoço fomos visitar Alter do Chão, onde chegámos perto das 15h15, começando a nossa visita pelas ruínas romanas denominadas Casa da Medusa. Depois desta visita seguimos para o Castelo.


Alter do Chão - Casa da Medusa

Finda a visita ao Castelo seguimos a Casa do Álamo, com o seu museu e os seus jardins. Terminámos com a visita à Igreja Matriz.

Alter do Chão - Casa do Álamo

Regressámos a Castelo de Vide pelas 18h45, para jantar e acabar o dia com alguma animação.

3º Dia - 11 de novembro

Pelas 9h:00. Saímos do hotel em direcção a Nisa. Estivemos no Posto de Turismo onde comprámos alguns artigos regionais e de seguida foi-nos mostrada a obra de Joana de Vasconcelos "Valquíria Enxoval".

Nisa - Valquíria Enxoval de Joana de Vasconcelos

feita pela artista em homenagem ao artesanato desta região. Depois desta visita dirigimo-nos para o Museu do Bordado e da Olaria, que está divido em dois edifícios, sendo um deles anteriormente prisão.

Nisa - Museu do Bordado e da Olaria

No fim desta visita seguimos para a Igreja Matriz.

Nisa - Igreja Matriz

Depois destas visitas tempo livre para comprar doçaria tradicional da região.

Regressámos a Castelo de Vide, ao hotel, pelas 12:30 para almoçar.

Após o almoço e pelas 14h:00 seguimos em direcção a Marvão à Festada Castanha. Houve tempo para visitarmos com algum pormenor Marvão e o seu Castelo.

Marvão - Festa da Castanha

Como é tradição foi a vez de degustar as castanhas assadas e beber um pouco de vinho da região. Regressámos ao hotel pelas 18h:00. Depois do jantar fomos passear para o centro de Castelo de Vide para ver a iluminação à noite.

Castelo de Vide à noite

De regresso ao hotel pelas 20h:00 fomos jantar. Depois do jantar tivemos um serão dançante de despedida de mais uns dias bem passados.

Hotel de Castelo de Vide - Convívio

4º Dia - 12 de novembro

De manhã ainda fomos mais uma vez ao centro de Castelo de Vide para mais um passeio, estava um maravilhoso dia de sol como todos estes dias que aqui estivemos, ficámos com saudades desta linda região e com vontade de voltar.

Almoçámos no Hotel e pelas 14h:45 foi hora de regressarmos a casa, chegámos à Parede às 19:45.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...