Avançar para o conteúdo principal

Fundação Calouste Gulbenkian e Exposição "José Almada Negreiros"

Visitas guiadas dos programas da Associação Mutualista Montepio. Neste programa foram, Carlos, Albertina e Fernando Quinas.


1ª parte

Visita à Exposição "José de Almada Negreiros", "Uma maneira de ser Moderno",  Museu Calouste Gulbenkian.

Museu Calouste Gulbenkian - Exposição sobre Almada Negreiros

A exposição "José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno" abriu ao público a 3 fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, cerca de um quarto de século depois da última grande mostra dedicada ao artista.

José de Almada Negreiros, conferência O Desenho, Madrid 1927.

«Os meus olhos não são meus, são os olhos do nosso século!»

A retrospectiva reuniu mais de 400 trabalhos, muitos dos quais inéditos, do artista do modernismo português.

Museu Calouste Gulbenkian - Exposição sobre Almada Negreiros

Almada Negreiros (1893-1970) deixou uma vasta obra de pintura, desenho, teatro, dança, romance, contos, conferências, ensaios, livros manuscritos ilustrados, poesia, narrativa gráfica, pintura mural e artes gráficas, cuja produção se estendeu ao longo de mais de meio século.

Museu Calouste Gulbenkian - Exposição sobre Almada Negreiros

Na galeria principal da fundação, a pintura e o desenho do autor do romance "Nome de guerra" cruzam-se com trabalhos feitos em colaboração com arquitectos, escritores, editores, músicos, cenógrafos ou encenadores. Na sala do piso inferior do edifício principal da Gulbenkian, foi destacada a presença do cinema e da narrativa gráfica, a que se juntaram obras e estudos inéditos.

Museu Calouste Gulbenkian - Exposição sobre Almada Negreiros

Com visita guiada além de muito bem documentada como é habitual na Fundação a exposição retratou muito bem a obra de Almada Negreiros.


2ª parte

Visita ao Edifício-sede e Parque da Fundação - Fundação Calouste Gulbenkian

A inovação que o projecto da Fundação Calouste Gulbenkian representou no panorama arquitectónica e paisagístico português dos anos 60, em termos de concepção e construção, em simultâneo com a manutenção do nível de excelência ao longo dos anos, foi determinante para que este conjunto fosse classificado como Monumento Nacional. Com 60 anos, esta obra paradigmática do movimento moderno espelha ainda a personalidade do fundador, o génio da vasta equipa que a concebeu e um momento único na história da arquitectura e cultura portuguesas.

Tendo como guia o arquitecto Carlos Carrilho, começámos por visitar o Salão Nobre onde nos foi explicada a arquitectura e forma como o edifício foi construído.

Continuámos com a visita guiada a todo o edifício, a todas as salas e espaços nunca vistos e imaginados, ficando a conhecer a arquitectura modernista deste grande edifício que do seu exterior não se tem a mínima ideia da grandiosidade desta construção e que merece bem uma visita.

Lisboa - Edifício sede da Fundação Calouste Gulbenkian

Visitámos também o último andar do edifício que nos apresenta uma vista sobre os Jardins da Fundação e sobre Lisboa.

Lisboa - Edifício sede da Fundação Calouste Gulbenkian

Uma vez mais um dia muito bem passado com estas visitas culturais da Associação Mutualista do Montepio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...