Avançar para o conteúdo principal

Festa das Caçoilas - Sabugueiro

Neste programa foram a Albertina, o Fernando e os amigos, Judite e Renato, com o grupo do Clube Gaivotas, Sottotour


1º dia - 7 de novembro (sábado)

Saímos de Sete Rios, Lisboa, pelas 8h 30m em direcção a Seia, parámos em Penacova para uma pequena pausa, com café e bolinhos regionais, junto à Câmara Municipal e ao miradouro Pérgola Raul Lino, com uma paisagem magnífica do Rio Mondego, o projecto do miradouro foi traçado pelo arquitecto Raul Lino, esta paragem é obrigatória quando se passa por este local.

Penacova

Seguimos para o almoço no Restaurante da Quinta do Crestelo em S. RomãoSeia, para saborear o famoso Cozido à Portuguesa feito com produtos da Quinta, com animação musical durante a refeição, tocada por dois acordeonistas.

S. Romão - Quinta do Crestelo

Depois do almoço fomos visitar o Museu da Electricidade de Seia.

Seia - Museu da Electricidade

Voltámos à Quinta do Crestelo para degustação de mais produtos da Quinta, no Atelier de Produtos Tradicionais, queijo da serra, presunto, enchidos, requeijão e doce de abóbora. Uma delícia para comer e chorar por mais.

Por volta das 19h seguimos para a Aldeia do Sabugueiro para assistir à Festa das Caçoilas.

Sabugueiro - Festa das Caçoilas

Antigamente no Sabugueiro, terra de pastores e queijeiras, por ocasião dos casamentos e festas populares, confeccionava-se a chanfana, o cabrito ou o borrego, em caçoilas de barro que depois eram levadas ao forno comunitário para assar.

Actualmente, o Sabugueiro revive essas tarefas ancestrais, com muitos turistas que são convidados a provar os sabores das carnes e do pão, em ambiente de festa e animação popular, entre o Forno e o Largo do Cruzeiro.

Depois de se provar a carne e o pão feito nas caçoilas, no forno comunitário, seguimos para um restaurante típico local para o jantar também feito em caçoilas, com animação musical.

Depois do jantar voltámos à Quinta do Crestelo para o alojamento e um pouco mais de convívio com Chá de Boa Noite e bolinhos secos.


2º dia – 8 de novembro (domingo)

Após o pequeno-almoço fomos visitar o Museu do Pão em Seia.

Seia - Museu do Pão

Seia - Museu do Pão

Depois desta visita seguimos para o centro de Seia para visitar o Museu do Brinquedo.

Seia - Museu do Brinquedo

Fomos de seguida em direcção a Caldas da Felgueira onde almoçámos no Restaurante do Grande Hotel das Termas.

Caldas da Felgueira - Grande Hotel das Termas

Passeámos um pouco pela zona envolvente ao hotel que já conhecíamos, Albertina e Judite, já tínhamos estado neste Hotel noutro passeio do Clube Gaivotas, este local é muito agradável para passar uns dias relaxantes e admirar as belas paisagens naturais, mas estava na hora de regressar a Lisboa, finalizando a nossa viagem.

Dias muito bem passados, tanto no bom convívio, como na parte cultural, sempre muito bons estes programas.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...