Avançar para o conteúdo principal

Bailado Forsythe / McNicol / Balanchine

 

Pela Companhia Nacional de Bailado(CNB) assistimos ao bailado Forsythe / McNicol / Balanchine no renovado Teatro Camões.

 

Três obras de épocas e de gerações de coreógrafos muito distintas, mas que dialogam entre si, através de uma base na dança clássica.

A História do bailado clássico tem as suas origens no Renascimento italiano, mas é em França, sob o reinado de Luís XIV, que se desenvolve e consolida enquanto forma de arte independente. É também em França que surge a primeira escola de dança, a Académie Royale de Danse em 1661 e mais tarde, já no século XIX, surgem as primeiras sapatilhas de pontas, que contribuíram para o desenvolvimento de uma técnica própria a partir da base da dança clássica. Ao longo dos tempos, a técnica de dança clássica tem sido desenvolvida e transformada, influenciando e sendo influenciada por diversas culturas e estilos artísticos. Em Forsythe/McNicol/Balanchine, apresentamos três coreógrafos distintos no estilo, mas unidos pela base dessa mesma técnica.  

A Workwithinwork, de William Forsythe e Upstream de Andrew McNicol, apresentados na temporada 2023/2024, juntamos Stravinsky Violin Concerto, de George Balanchine, que entra pela primeira vez no repertório da CNB.

Através destas obras, podemos contemplar a evolução da técnica de dança clássica ao longo do século XX e início do século XXI e compreender como esta é uma forma de arte viva, orgânica e em constante questionamento.

Workwithinwork

Workwhithinwork parte de uma sucessão de duetos que emergem de encontros impessoais, mas simultaneamente apaixonantes. Do fundo da cena escura, os bailarinos emergem como um reflexo da imaginação criativa de uma mente anónima.

Criando uma atmosfera sóbria e austera, esta peça oferece uma visão detalhada e musical sobre extrapolações aparentemente infinitas da técnica de dança clássica, libertando os bailarinos da sua lógica convencional. Uma visão a que Forsythe já nos habituou sem nunca deixar de nos surpreender.

Frankfurt, Alemanha, Ballet de Frankfurt, Ópera de Frankfurt, 16 de outubro de 1998 

Estreia Absoluta

Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos, 14 de março de 2024

Estreia na CNB

Upstream

Criado para a CNB em 2023, Upstream é um bailado abstrato com uma ligação profunda entre movimento e música que concebe, num jogo cúmplice entre música, coreografia, espaço cénico e figurinos, um ambiente poético e enigmático que nos conduz a narrativas imaginárias.  Muito embora a dança clássica esteja na base de trabalho do coreógrafo, McNicol imprime uma contemporaneidade nas suas obras, que é criada a partir da inspiração que os corpos dos intérpretes lhe oferecem. 

Inspirado pela beleza de Lisboa e do rio Tejo, Mcnicol concebe um ambiente sensível e poético naquela que é a sua primeira criação para a Companhia Nacional de Bailado.

Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos, 14 de março de 2024

Estreia Absoluta

Stravinsky Violin Concerto

Em 1941, Balanchine coreografou Balustrade para o Ballet Russe, ao som de Concerto para Violino em Ré, de Stravinski. Três décadas depois volta a esta mesma partitura, mas sem conseguir lembrar-se da coreografia original. Este evento conduz à criação de toda uma nova obra, que segue de forma fiel a partitura: uma abertura, Toccata, e um final, Capriccio, encerram duas Árias centrais, que formam pas-de-deux contrastantes para dois casais.

George Balanchine é um dos grandes nomes da dança do século XX. A sua visão contribuiu para o desenvolvimento da técnica de dança clássica, sendo pioneiro do estilo Neoclássico. Destaca-se pela sua abordagem mais abstrata e menos narrativa da dança e uma ligação inequívoca à música, que se traduz, nas suas próprias palavras, em “ver a música, ouvir a dança”. A sua obra e visão são uma base inspiradora para a criação artística da dança desde a segunda metade do século XX até aos dias de hoje, continuando a influenciar bailarinos, coreógrafos, autores e o público.

Nova Iorque, EUA, New York City Ballet, Stravinsky Festival, New York State Theatre, 18 de junho de 1972

Estreia absoluta ©The George Balanchine Trust

Workwithinwork

Coreografia, cenografia e desenho de luz William Forsythe

Música Luciano Berio, Duetti para 2 violines Vol. 1 (1979-83)

Figurinos Stephen Galoway

Supervisão de cena e luz Tanja Rühl

Supervisão de som Niels Lanz / Allison Brown

Remontagem coreográfica Noah Gelber

Ensaiadores Freek Damen / Peggy Konik

Mestra de costura Paula Marinho

Confeção de guarda-roupa Atelier de costura CNB

Produção Companhia Nacional de Bailado

Upstream

Coreografia Andrew McNicol

Música Peter Gregson

Figurinos Helena de Medeiros

Cenário e desenho de luz Yaron Abulafia

Ensaiador Tom Colin

Mestra de costura Paula Marinho

Confeção de guarda-roupa Atelier de costura CNB

Produção Companhia Nacional de Bailado

Stravinsky Violin Concerto

Coreografia George Balanchine

Música Igor Stravinski

Desenho de luz Mark Stanley

Remontagem Coreográfica Maria Calegari / Bart Cook

Ensaiadores Barbora Hruskova / Rui Alexandre / Filipe Macedo

Acompanhador musical nos ensaios Filipe Tordo

Mestra de costura Paula Marinho

Confeção de guarda-roupa / Atelier de costura CNB

Produção Companhia Nacional de Bailado

Violinista Alexis Hatch

Orquestra Sinfónica Portuguesa 

Direção musical José Eduardo Gomes

Fonte: CNB







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...