Avançar para o conteúdo principal

Rota das Aldeias Vinhateiras

Como já vai sendo habitual todos os anos fazemos um programa de Férias organizado pelos SSAP. Desta vez escolhemos a Rota das Aldeias Vinhateiras, no Alto Douro.

 

1º dia

Iniciámos a viagem em Sete-Rios com destino a Tabuaço. Fizemos uma primeira paragem na estação de serviço de Santarém. Seguimos depois para Coimbra, onde se juntaram mais participantes deste programa. Continuando a viagem fomos almoçar a Viseu ao Palácio do Gelo. Depois do almoço e continuamos a viagem para Tabuaço.

Antes de irmos para o Hotel fizemos uma paragem no centro de Tabuaço para uma visita guiada ao Centro de Turismo onde nos foi mostrado o tão falado "Rijomax", o relógio mais completo do Mundo.

Tabuaço - Rijomax


 Depois desta visita caminhámos um pouco pelo centro da Vila.


Tabuaço

Seguimos então para o Plácido Hotel Douro para o check-in. Descansámos um pouco e por volta das 20h00 fomos jantar.

2º dia

Começámos o segundo dia por visitar Barcos. Passeámos pela aldeia, passámos pelos locais mais emblemáticos e terminámos no largo junto à Igreja Matriz.

Barcos


Barcos - Igreja Matriz

Depois de almoço seguimos para Favaios, para visitarmos a Adega Cooperativa, onde é feito o famoso moscatel de Favaios.

Favaios - Adega Cooperativa

Após a visita regressámos ao hotel para jantar. Depois da refeição estivemos em convívio. 

Em todos os percursos que fizemos pelas estradas desta região vinhateiras, muitas ao longo do Rio Douro, a paisagem é maravilhosa.

Alto Douro Vinhateiro - Paisagem

3º dia

Iniciámos este dia com uma pequena viagem até Trevões, São João da Pesqueira. Nesta aldeia fomos visitar o Museu Etnográfico, criado pela Associação Sociocultural de Trevões, inaugurado em 15 de setembro de 2001, e tem por objectivo albergar o mais variado tipo de peças, a exposição permanente visa dar a conhecer os costumes e modos de vidas passadas, tentando desta forma criar um elo entre as diferentes gerações.

Trevões - Museu Etnográfico e Igreja Matriz

Estava previsto visitar o interior da igreja Matriz classificada como Monumento Nacional em 2001, mas estava fechada como em muitas outras localidades.

Passeámos um pouco pela aldeia onde pudemos ver pinturas feitas por um artista local em algumas fachadas das casas.

Trevões

Depois desta visita regressámos ao hotel para almoçar.

De tarde dirigimo-nos para Salzedas para visitar o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, classificado como Monumento Nacional em 1997, começando em 2002 obras de restauro no edifício e no espólio.

A integração do Mosteiro em 2009, no Projeto Vale do Varosa possibilitou a abertura do espaço ao público em outubro de 2011.

Salzedas - Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

Visitámos também a igreja paroquial de Salzedas ou Capela de Nossa Senhora da Piedade, a antiga igreja do Mosteiro.

Apesar da sua construção ser originária do século XIII (românica), a aparência atual é o resultado das grandes reformas apreendidas no século XVIII, cuja autoria se atribui ao arquiteto maltês Carlos Gimac.

Salzedas - Igreja Paroquial ou Capela de Nossa Senhora da Piedade


Finda a visita regressámos ao hotel para jantar e descansar.

4º dia

Neste dia um pouco chuvoso fizemos o passeio de barco no Rio Douro.

Saímos do hotel em direcção a Pinhão, para iniciarmos o nosso passeio no Rio Douro. Antes do passeio de barco e como tínhamos ainda algum tempo, passeámos um pouco pelas ruas de Pinhão. Fomos ver a Estação Ferroviária e os seus belos azulejos já classificados como património nacional.

Estação Ferroviária do Pinhão
No percurso de barco fomos de Pinhão até S. Mamede de Ribatua. Felizmente que o tempo melhorou e apareceu o sol para iluminar esta paisagem deslumbrante.

Passeio de barco no Rio Douro - de Pinhão a São Mamede de Ribatua

Finalizado o passeio de barco regressámos ao hotel para almoçar e prepararmo-nos para o programa da tarde.

Depois do almoço fomos até S. João da Pesqueira. Começámos por visitar o Museu Eduardo Tavares localizado no centro histórico. Este museu permite homenagear e divulgar uma parte da obra do artista que dá o nome ao museu.

S. João da Pesqueira - Praça da República e Museu Eduardo Tavares


Fomos depois desta visita até à Câmara Municipal para ver o conjunto de painéis de azulejos baseados no Douro Vinhateiro, mas com a curiosidade das figuras dos azulejos terem sido os próprios trabalhadores da Câmara que serviram de figurantes.

S. João da Pesqueira - Câmara Municipal

Para descansar um pouco fomos lanchar numa pastelaria local. Aproveitámos para comparar mel e nozes da região, tinham-nos informado ser melhor local para comprar estes produtos regionais.

Depois do lanche continuámos para o Jardim do Cabo situado junto ao Tribunal.

S. João da Pesqueira - Jardim do Cabo

Antes de regressarmos ao autocarro, passámos pela Rua dos Gatos, rua que deu origem ao nome da vila e onde nasceu S. João da Pesqueira. Pensa-se que teve origem numa ocupação árabe, sendo hoje, o autêntico ex-libris da Vila Medieval, com uma estruturação do espaço que remonta àquela época e incluía uma judiaria e um arruamento de judeus e cristãos novos. 

S. João da Pesqueira - Rua dos Gatos

Findo o passeio nesta rua fomos até ao autocarro para regressarmos a Tabuaço. Jantámos e convivemos nesta última noite destes belos dias.

5º dia

Último dia de estadia por estas terras vinhateiras.

Voltámos a Tabuaço para visitar o Museu do Imaginário Duriense onde estavam expostas algumas obras de artistas locais. 

Tabuaço - Museu do Imaginário Duriense

Depois passeámos pelas Ruas de Tabuaço e pelo Parque Abel Botelho,


Tabuaço - Parque Abel Botelho

Regressámos ao hotel para almoçar e preparar o regresso. 
Antes da saída uma imagem de recordação do grupo com quem estivemos em convívio durante estes dias.

Tabuaço - Plácido Hotel Douro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...