Como já vai sendo habitual todos os anos fazemos um programa de Férias organizado pelos SSAP. Desta vez escolhemos a Rota das Aldeias Vinhateiras, no Alto Douro.
1º dia
Iniciámos a viagem em Sete-Rios com destino a Tabuaço. Fizemos uma primeira paragem na estação de serviço de Santarém. Seguimos depois para Coimbra, onde se juntaram mais participantes deste programa. Continuando a viagem fomos almoçar a Viseu ao Palácio do Gelo. Depois do almoço e continuamos a viagem para Tabuaço.
Antes de irmos para o Hotel fizemos uma paragem no centro de Tabuaço para uma visita guiada ao Centro de Turismo onde nos foi mostrado o tão falado "Rijomax", o relógio mais completo do Mundo.
![]() |
| Tabuaço - Rijomax |
Depois desta visita caminhámos um pouco pelo centro da Vila.
![]() |
| Tabuaço |
Seguimos então para o Plácido Hotel Douro para o check-in. Descansámos um pouco e por volta das 20h00 fomos jantar.
2º dia
Começámos o segundo dia por visitar Barcos. Passeámos pela aldeia, passámos pelos locais mais emblemáticos e terminámos no largo junto à Igreja Matriz.
![]() |
| Barcos Barcos - Igreja Matriz |
Depois de almoço seguimos para Favaios, para visitarmos a Adega Cooperativa, onde é feito o famoso moscatel de Favaios.
Após a visita regressámos ao hotel para jantar. Depois da refeição estivemos em convívio.
Em todos os percursos que fizemos pelas estradas desta região vinhateiras, muitas ao longo do Rio Douro, a paisagem é maravilhosa.
3º dia
Iniciámos este dia com uma pequena viagem até Trevões, São João da Pesqueira. Nesta aldeia fomos visitar o Museu Etnográfico, criado pela Associação Sociocultural de Trevões, inaugurado em 15 de setembro de 2001, e tem por objectivo albergar o mais variado tipo de peças, a exposição permanente visa dar a conhecer os costumes e modos de vidas passadas, tentando desta forma criar um elo entre as diferentes gerações.
De tarde dirigimo-nos para Salzedas para visitar o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, classificado como Monumento Nacional em 1997, começando em 2002 obras de restauro no edifício e no espólio.
A integração do Mosteiro em 2009, no Projeto Vale do Varosa possibilitou a abertura do espaço ao público em outubro de 2011.
Visitámos também a igreja paroquial de Salzedas ou Capela de Nossa Senhora da Piedade, a antiga igreja do Mosteiro.
Apesar da sua construção ser originária do século XIII (românica), a aparência atual é o resultado das grandes reformas apreendidas no século XVIII, cuja autoria se atribui ao arquiteto maltês Carlos Gimac.
4º dia
Neste dia um pouco chuvoso fizemos o passeio de barco no Rio Douro.
Saímos do hotel em direcção a Pinhão, para iniciarmos o nosso passeio no Rio Douro. Antes do passeio de barco e como tínhamos ainda algum tempo, passeámos um pouco pelas ruas de Pinhão. Fomos ver a Estação Ferroviária e os seus belos azulejos já classificados como património nacional.
5º dia
Último dia de estadia por estas terras vinhateiras.
Voltámos a Tabuaço para visitar o Museu do Imaginário Duriense onde estavam expostas algumas obras de artistas locais.



















Comentários
Enviar um comentário