Da programação da AME Associação Mutualista Montepio Experiências fizemos o programa "Tempo das Cerejas", na região do Fundão.
Aproveitámos esta oportunidade para passar uns dias em família na Covilhã, com os primos António Manuel e Maria.
Com um fim de semana a prometer muito calor saímos cedo na 6ª feira (23 junho) em direcção ao Outlet Campera no Carregado, onde aproveitámos para fazer algumas compras.
Depois desta paragem continuámos para Castelo Branco onde parámos para almoçar e descansar um pouco.
Seguimos depois para a Covilhã, Penedos Altos até à casa dos primos, onde fomos passar o nosso fim de semana.
Como a temperatura já estava muito alta, estivemos em convívio e só ao fim do dia fizemos um pequeno passeio até ao centro da cidade.
![]() |
| Covilhã - Penedos Altos |
No sábado (24 junho) fizemos um pequeno passeio por Boidobra e Tortosendo.
No domingo (25 junho) foi o dia do programa das Cerejas. O ponto de encontro foi junto ao cemitério de Alcongosta, onde se podia deixar o nosso carro estacionado. Iniciámos aqui um percurso no comboio turístico para observarmos as quintas das cerejeiras e colhermos algumas cerejas.
![]() |
| Alcongosta |
Em seguida fomos fazer a visita à Casa da Cereja, o espaço museológico da história da cereja desta região e para uma prova de produtos cuja confecção tem como base a cereja.
Finalizada esta visita fomos para o local onde nos foram entregas 2 caixas de cereja com 2 kgs cada, esta oferta fazia parte deste programa.
Seguimos depois de carro para almoçar com o grupo em Janeiro de Cima localidade junto ao Rio Zêzere que integra as Aldeias de Xisto em Portugal e que faz parte do concelho do Fundão, estávamos a cerca de 45m do local.
Almoçamos no Fiado Restaurante, restaurante tradicional onde degustámos a afamada cozinha portuguesa confeccionada com cereja, bem cozinhada e muito apetitosa. Foi uma surpresa muito agradável, um excelente restaurante de muita qualidade nesta região.
Após o almoço fomos visitar a Casa das Tecedeiras onde se reinventa a tradição do linho e onde se aposta na confecção de peças de design moderno. Além da loja, este espaço funciona também como centro interpretativo, mostra-nos o ciclo do linho onde até se pode experimentar um tear antigo.
Depois desta bela experiência, deslocámo-nos no percurso pedonal até à Praia Fluvial da Lavandeira, onde para acabar este dia se podia dar um passeio de barca, à moda dos nossos antepassados.
Regressámos à Covilhã para a última noite de despedida dos primos e deste programa, apesar dos dias muito quente foi excelente, regressávamos a casa no dia seguinte.
Os nossos agradecimentos aos familiares que nos receberam muito bem e à organizadora deste programa Elsa Pinto da Associação Mutualista (que nos acompanha há alguns anos) e fez tudo para que apesar do calor nos proporcionasse um dia muito agradável com a sua boa companhia.






Comentários
Enviar um comentário