Avançar para o conteúdo principal

Sinfonia "Do Novo Mundo" de Dvorák

Assistimos no Centro Cultural Olga Cadaval à Sinfonia "do Novo Mundo" de Dvorák pela Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II.


A Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II apresentou-se, neste concerto, para interpretar aquela que é uma das mais emblemáticas obras do repertório sinfónico, a Sinfonia n.º 9 de Antonín Dvorák, designada "Do Novo Mundo", escrita em 1892 durante a permanência do compositor nos Estados Unidos da América.

Tendo ainda em atenção a proximidade do dia de São Valentim e em evocação de uma das mais emblemáticas histórias de amor portuguesas, a OMS apresentou também a abertura "D. Inês de Castro" de Vianna da Motta, compositor com fortes ligações a Sintra.

Sintra - Centro Cultural Olga Cadaval

Antonín Dvorák é um dos mais proeminentes compositores do romantismo afirmando-se quer pela sua obra sinfónica quer pela música de câmara. Dvorák nasceu na Boémia, hoje República Checa e à época parte do Império Austro-Húngaro. As raízes boémias acompanharam-no em toda a sua vida e obra sendo frequentes as citações musicais a temas tradicionais da sua terra natal.

A Sinfonia n.º 9 "do Novo Mundo", estreou-se em 1893 no Carnegie Hall, sendo um imediato sucesso. Nesta obra, apesar da linguagem intrinsecamente europeia, Dvorák, ao longo dos quatro andamentos que constituem a sinfonia, recorre a vários temas americanos, incluindo citações de espirituais negros. A propósito destes temas, o próprio compositor refere o seguinte: "Nas melodias dos espirituais negros, descubro tudo o que é necessário para uma grande e nobre escola musical", conforme citado pelo jornal New York Herald da época.

Em alusão à proximidade do dia de São Valentim, tradicionalmente conhecido como "Dia dos Namorados", o concerto principia com a abertura sinfónica D. Inês de Castro, de José Vianna da Motta, uma das mais emblemáticas histórias de amor portuguesas, fonte de inspiração artística em todos os domínios das artes.
Vianna da Motta, seguramente o mais representativo compositor do romantismo tardio português, nasceu em São Tomé em 1868 tendo viajado para Portugal juntamente com a sua família, com apenas um ano de idade, fixando-se em Colares, Sintra. Desde muito cedo evidenciou o seu talento musical facto que levou D. Fernando II a patrocinar os seus estudos.

A abertura D. Inês de Castro, escrita em 1886, apesar de ser uma obra de juventude, revela a grande maturidade estilística de Vianna da Motta, numa linha de escrita próxima de Liszt, apresentado aqui uma peça intensa e plena de contrastes e, ao mesmo tempo, profundamente dramática. (fonte: CCOC)


Programa:

JOSÉ VIANNA DA MOTTA (1868-1948)
Inês de Castro, abertura  

ANTONÍN DVORÁK (1841-1904)
Sinfonia n.º 9 em mi menor, Op. 95 "do Novo Mundo"
I. Adagio-Allegro molto
II. Largo
III. Molto vivace
IV. Allegro com fuoco

ORQUESTRA MUNICIPAL DE SINTRA D. FERNANDO II
Direção musical: Cesário Costa







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...