Avançar para o conteúdo principal

Sonoridades Balcãs

Com algum intervalo, forçado, entre os nossos programas, escolhemos a música no Auditório do Museu do Oriente, Lisboa, programa Sonoridades Balcãs com solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa.


Quer a norte quer a sul da Cordilheira dos Balcãs, a música tradicional do sudeste europeu tem sido ao longo dos tempos um manancial precioso para compositores com as mais diferentes afinidades estilísticas. Na companhia da voz de Ana Paula Russo, os Solistas da Metropolitana perseguem neste programa peças musicais que evocam explicitamente essas raízes culturais. Começam com uma peça que se mantém ainda hoje muito popular entre os trompetistas, mas de cujo compositor, o alemão Carl Höhne, pouco se sabe. A sua Fantasia Eslava data de 1899.

Abre-se, assim, caminho para o fascínio que Johannes Brahms tinha pela música cigana proveniente da Hungria, a qual terá escutado na zona portuária de Hamburgo na sua infância. As Canções Ciganas Op. 103 foram compostas já no final da década de 1880. Na mesma senda, apresenta-se depois o violino num registo francamente exuberante. Quem não conhece as Czardas do italiano Vittorio Monti, compostas já no início do século passado? Segue-se então o clarinete, desta vez com variações em torno de um tema melódico eslavo assinadas pelo compositor parisiense Joseph Eduard Barat. Oportunidade, ainda, para ouvir Légende de George Enescu, uma peça pioneira do repertório para trompete no século XX, e vários outros arranjos para ensemble baseados nalgumas das músicas tradicionais mais conhecidas daquela imensa região, com toda a sua riqueza e diversidade. (fonte: Museu do Oriente e Orquestra Metropolitana de Lisboa)


Programa

C. Höhne - Fantasia Eslava, para trompete e piano
J. Brahms - Canções Ciganas, Op. 103, para soprano e piano
V. Monti - Czardas, para violino e piano
J. E. Barat - Chant Slave, para clarinete e piano
G. Enescu - Légende
Temas Tradicionais dos Balcãs

Jorge Camacho - clarinete
Sérgio Charrinho, João Moreira - trompetes
Ana Paula Russo - soprano
Anzhela Akopyan - violino
Savka Konjikusic - piano



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...