Avançar para o conteúdo principal

Convento de Nossa Senhora da Encarnação

Visitámos o Convento de Nossa Senhora daEncarnação do programa das Actividades Móveis dos Centros de Convívio dos Serviços Sociais da Administração Pública de Lisboa (SSAP).


Nesta visita ficámos a conhecer o interior do Convento de Nossa Senhora daEncarnação através de uma Visita Guiada. Para além de ficarmos a conhecer a história deste espaço, fizemos também a visita ao magnífico claustro.

Lisboa - Convento de Nossa Senhora da Encarnação

A origem deste edifício, de linguagem barroca, remonta ao séc. XVII, reinado de Filipe II de Portugal, na sequência de disposição testamentária da Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I, em criar um convento de religiosas da Ordem de São Bento de Avis, sob a invocação de Nossa Senhora da Encarnação, o qual veio a pertencer à ordem militar e não monástica.
Objecto de campanhas de intervenção após um incêndio em 1734 e após o terramoto de 1755, o primitivo conjunto filipino sofreu grandes alterações. Com a extinção das ordens religiosas (1834), o convento não foi alienado, mas sofreu muitas readaptações no século XVIII, tendo sido transformado em Recolhimento da Encarnação, o qual, a partir de 1945, integrou os Recolhimentos da Capital.
As pinturas existentes no Convento, são atribuídas a Bento Coelho da Silveira e a André Gonçalves e seus discípulos.
O Convento encontra-se, actualmente, à guarda da Misericórdia de Lisboa e está classificado como Imóvel de Interesse Público.


A Igreja do Convento não esteve incluída nesta visita, só pode ser visitada mediante autorização da Irmandade das Escravas do Santíssimo Sacramento irmandade pela qual é gerida actualmente. Conseguimos ver a sua riqueza através das grades do coro alto no Convento que dão para a mesma, local onde as religiosas assistiam às cerimónias religiosas.


Lisboa - Igreja do Convento de Nossa Senhora da Encarnação

A Igreja é a zona conventual onde são mais visíveis as intervenções efectuadas nos reinados de D. João V e de D. José I. O seu portal principal é em arco recto, ladeado por pilastras e colunas e encimado pela pedra de armas da Infanta D. Maria. No interior merecem destaque os azulejos azuis e brancos da 1ª metade do séc. XVIII, característicos do Ciclo dos Grandes Mestres lisboetas, o retábulo-mor ornamentado em prata, atribuído a João Frederico Ludwig, as pinturas e a talha dourada da capela-mor.
Lisboa - Convento de Nossa Senhora da Encarnação

No final desta visita fizemos um pequeno percurso pela zona e passámos pela seiscentista Rua de Martim Vaz que se estende paralela à Calçada de Santana, foi em casa dos avós maternos, no pátio do nº 86 desta rua, que nasceu a fadista Amália Rodrigues.

Lisboa - Rua Martim Vaz (casa onde nasceu Amália Rodrigues)





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...