Avançar para o conteúdo principal

Convento das Trinas do Mocambo

Continuando com os nossos programas culturais no primeiro mês do ano, fizemos uma visita comentada ao edifício do extinto Convento das Trinas do Mocambo, programa de Lisboa Cultural da Câmara Municipal de Lisboa.


O antigo Convento das Trinas do Mocambo é um edifício de elevado valor histórico e patrimonial. O Instituto Hidrográfico, órgão da Marinha Portuguesa está desde 1969 instalado neste edifício.

Lisboa - Convento das Trinas do Mocambo

O Convento das Trinas do Mocambo teve origem num aglomerado de casas, em 1657,  o casal flamengo Cornélio Wandali e Martha de Bóz fez legado por testamento à Ordem Hospitalar da SantíssimaTrindade do Resgate dos Cativos.
O termo Mocambo leva-nos para a época em que, no local, existiam uns casebres habitados por população de origem africana, que viria no século XIX a dar origem ao bairro da Madragoa.
A Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade do Resgate dos Cativos foi criada em 1198, por S. João da Mata e S. Félix de Valois. Esta congregação, tinha o propósito de angariar dinheiro para o resgate dos fiéis cristãos que, uma vez capturados, entravam nas redes árabes do tráfico de escravos, estabelece-se em Portugal no início do século XIII, mas também em 1219 já existia um convento trinitário em Santarém.
Ao Convento das Trinas do Mocambo também pertenceram os casais da Boavista e de Buenos Ayres, depois do terramoto de 1755, deram origem ao atual bairro da Lapa.
A partir de 1878 habitaram o edifício as religiosas da Ordem das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que aqui permaneceram até à implantação da República, nesta altura a congregação foi extinta e muitas religiosas tiveram que abandonar o país.
Desde 1910, o antigo Convento das Trinas teve várias utilizações, tendo sido sujeito a muitas alterações e esteve em risco de ruína. Em 1969, por motivo de um incêndio que ocorreu nas instalações do Ministério da Marinha, na altura situadas na rua do Arsenal e Largo do Corpo Santo, dali foi desalojado o Instituto Hidrográfico, a partir daí este Instituto foi instalado no edifício do antigo Convento, contribuindo para a preservação do seu património histórico e artístico.
Tendo sido classificado desde 1943 como Imóvel de Interesse Público, o antigo Convento reúne um valioso espólio artístico, nomeadamente painéis de azulejos dos séculos XVIII e XIX, conservando ainda magníficos espaços conventuais.
Lisboa - Convento das Trinas do Mocambo




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...