Avançar para o conteúdo principal

CEJ - Centro de Estudos Judiciários

Dos programas Lisboa Cultural - Visitas Comentadas da Câmara Municipal de Lisboa, fizemos uma visita ao Centro de Estudos Judiciários (CEJ).


Antes da visita tivemos algum tempo para passear e ver a vista sobre Alfama e sobre o Rio Tejo pelos Miradouros de Santa Luzia e das Portas do Sol.

Lisboa - Miradouros de Santa Luzia e Portas do Sol

Na visita foi-nos contada a história do edifício ao longo a sua existência o qual serviu de paço real, casa da moeda, tribunal e cadeia, entre outros. Atualmente é onde está instalado o Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

O CEJ é responsável pela formação de magistrados judiciais e do Ministério Público para os tribunais judiciais e os tribunais administrativos e fiscais. Assegura ainda formação no âmbito de redes e projetos internacionais e atividades de investigação e estudo no espaço de ação judiciário.

A visita foi apresentada por um técnico superior do CEJ, que nos relatou as condições em que os reclusos do Limoeiro, era assim chamado o edifício na altura, eram mantidos quando o edifício foi prisão. As paredes deste estabelecimento eram a última coisa que muitos dos reclusos viam nas suas vidas, pois era no Limoeiro que aqueles que eram condenados à morte aguardavam a execução da pena, “com encarceramento e tratamento específicos”, explicou o técnico.

Lisboa - Centro Estudos Judiciários

Durante a visita, foi dado especial destaque a três figuras que foram condenadas à pena capital: Maria, cujo crime que cometeu ficou imortalizado num folheto escrito por Camilo Castelo Branco, Diogo Alves, tido como o infame assassino em massa do Aqueduto das Águas Livres, e Francisco Mattos Lobo, a última pessoa a ser condenada à morte em Lisboa.

Lisboa - Centro Estudos Judiciários

A visita guiada também fez menção ao último carrasco que exerceu funções em Portugal e que vivia no junto ao Limoeiro no Pátio do Carrasco.

Lisboa - Pátio do Carrasco

Percorremos todo o edifício, atualmente está totalmente transformado para ser utilizado nas novas funções, também visitámos o terraço com uma linda vista sobre Lisboa.

Lisboa - Vista do CEJ



 







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...