Avançar para o conteúdo principal

Fim de Semana em Aljubarrota

Do programa "Entre a Serra e a Praia" organizado pelos Serviços Sociais da Administração Pública (SSAP), ficámos 3 dias em Aljubarrota na Estalagem do Cruzeiro.


1º dia - 13 de outubro

Saímos de Lisboa pelas 9h do Jardim Zoológico em direcção a Minde onde fizemos a primeira visita do programa, ao Museu de Aguarela Roque Gameiro onde nos foi muito bem apresentada toda a história da vida do pintor e das várias gerações desta família de pintores.  Foi-nos também explicado o Minderico (língua dos habitantes de Minde).

Minde - Museu de Aguarela Roque Gameiro

Minderico. ou Piação dos Charales do Ninhou (língua dos habitantes de Minde) é uma variante linguística falada em Minde desde o século XVIII, esta variante inicialmente era conhecida apenas pelos fabricantes e comerciantes de Mantas de Minde e funcionava como código.

Como era utilizada por num grupo restrito, era um sociolecto, actualmente está ameaçado de extinção. Existem duas variantes regionais, a de Minde e a de Mira de Aire (este por vezes designado de calão mirense).
Depois desta visita e ainda englobado no Museu dirigimo-nos para o Atelier de Tecelagem, onde nos foi demonstrado o processo de fabricação das mantas de lã nos teares manuais.
Minde - Atelier de tecelagem

Após esta visita seguimos para Porto de Mós onde almoçámos no Restaurante D. Abade.
Finda a refeição dirigimo-nos para Alcobaça para visitar a Fábrica Atlantis e o seu Museu.
Alcobaça - Fábrica Atlantis
Na fábrica vimos a forma de fabrico de algumas peças da Atlantis. Em seguida fomos para Cós (Alcobaça) onde estava programada mais uma visita, desta vez ao Mosteiro de Santa Maria de Cós.
Cós - Mosteiro de Santa Maria de Cós

Quando chegámos ao local ficámos decepcionados com o que vimos. Um Mosteiro em ruínas, e ao lado uma igreja. O guia local explicou-nos sobre a razão das ruínas e depois levou-nos ao interior da igreja e aí ficámos surpreendidos com a sua beleza e conservação. O guia então contou-nos a história do local e o que se está a fazer para o restauro do Mosteiro.

Após esta visita seguimos para a Estalagem do Cruzeiro, onde iríamos pernoitar nestes dias. Ficámos alojados no quarto nº 4.

Jantámos pelas 20h e após o jantar estivemos em convívio com o Luis Gameiro animador do grupo.


2º dia - 14 de outubro

Saímos da estalagem pelas 9h 30m em direcção à Nazaré. A primeira paragem foi no Sítio da Nazaré. Começámos por fazer uma visita à Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.
Sítio da Nazaré - Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

Em seguida fomos visitar o bairro da Pederneira, segundo a história foi onde nasceu a Vila da Nazaré. No centro da Pederneira e junto à Antiga Câmara Municipal da Nazaré.
Pederneira - Antiga Câmara Municipal da Nazaré
existe um Pelourinho onde está localizada uma árvore petrificada com cerca 1 400 milhões de anos. Seguimos o percurso e fomos visitar a Igreja Matriz,
Pederneira - Igreja Matriz
e a Igreja da Misericórdia,
Pederneira - Igreja da Misericórdia
Pederneira - Miradouro

findas as visitas regressámos ao Sítio da Nazaré, onde fomos ver o Museu do Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, antes de almoço ainda fomos visitar a Ermida da Memória onde se deu o milagre de D. Fuas Roupinho.
Sítio da Nazaré - Ermida da Memória
Por volta das 14:30 descemos no Elevador em direcção ao centro da Nazaré, com a maravilhosa vista da praia da Nazaré.
Nazaré - Elevador
Finda a visita à Nazaré seguimos em direcção a Alcobaça, fomos visitar o Museu Raúl da Bernarda, museu dedicado ao rancho folclórico que existiu na década dos anos 50 e seguintes.

Alcobaça - Museu Raúl da Bernarda

Depois da visita fomos até ao centro de Alcobaça.

Passeámos um pouco e fomos lanchar na PastelariaAlcôa em frente do Mosteiro de Alcobaça, não seguimos com o grupo na visita ao Mosteiro pois já lá tínhamos estado em abril.

Pelas 17:30 regressámos à estalagem para descansar para o jantar marcado para as 20:00. Findo o jantar ainda houve um pouco de animação.


3º dia - 15 de outubro

Começámos o nosso último dia pelas 9:30. De regresso a Lisboa passámos pelo litoral e fomos ver a Praia de S. Martinho do Porto e a Praia da Foz do Arelho.

 
Praias de S. Martinho do Porto e de Foz do Arelho

Após estas breves passagens pelos locais mencionados, dirigimo-nos para as Caldas da Rainha. Aqui houve tempo livre e dedicámos o nosso tempo a visitar o Parque D. Carlos I e o mercado da fruta.


Caldas da Rainha - Parque D. Carlos I

Após esta paragem almoçámos no Restaurante Buffet Lisboa XL, após o almoço seguimos para Torres Vedras para visitar o Museu Leonel Trindade.

Torres Vedras - Museu Leonel Trindade



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...