Avançar para o conteúdo principal

Viagem no Comboio Histórico do Douro

Iniciámos a nossa viagem na Gare do Oriente, Lisboa, onde apanhámos o comboio Intercidades que nos transportou até à estação Porto-Campanhã. Chegados ao Porto apanhámos o comboio Regional que nos levou até Peso da Régua (Régua).


Viagem Lisboa - Porto

O tempo que tínhamos entre a chegada a Peso da Régua e a partida do Comboio Histórico do Douro deu para fazer uma refeição calma no Hotel Régua-Douro. Finda a refeição dirigimo-nos para a estação de comboio onde apanhámos o comboio Histórico que nos levou até ao Tua.


Peso da Régua - Hotel Régua-Douro

O percurso à beira do Rio Douro, foi feito pela Locomotiva a Vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son e 5 carruagens históricas.

Peso da Régua - Estação de comboios

Percorremos a distância que vai da Régua ao Tua, numa viagem que nos fez recordar a nossa infância, onde as viagens na altura eram feitas em comboios idênticos aquele que nos transportou neste agradável percurso, uma beleza de paisagem ao longo do Rio Douro com os vinhedos em socalcos e as quintas de produção do afamado Vinho do Porto, região classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Viagem entre Peso da Régua e Pinhão


Durante o trajecto do comboio houve animação a cargo de um rancho folclórico que alegrava as cinco carruagens. Foi-nos servido um Porto, uma garrafa de água e rebuçados de açúcar a lembrar os velhos tempos.

Viagem entre Peso da Régua e Pinhão

Tivemos uma primeira paragem na estação do Pinhão.

Pinhão - Estação de comboio

Esta paragem destinou-se a admirar esta linda estação e esperar a passagem do comboio proveniente do Tua. Continuámos então a nossa viagem até ao Tua. Aqui estivemos parados cerca de 45 minutos, para passear um pouco e para mudarem a locomotiva de sentido.

Estação de Pinhão

Após esta operação começámos a viagem de regresso à Régua. Parámos novamente no Pinhão, aqui uma paragem um pouco mais demorada, deu-nos tempo para apreciar os lindos azulejos desta estação.

Estação de Pinhão

Recomeçámos a nossa viagem com destino à Régua onde chegámos pelas 19h00, pelo percurso voltámos a apreciar a maravilhosa paisagem agora já ao pôr do sol. Em seguida apanhámos um táxi para ir até ao local que tínhamos marcado para pernoitar, tínhamos escolhido uma habitação de Turismo Rural em Fontelas, a Casa Nossa Senhora do Carmo, o nome está relacionado com a capela privada que lhe está associada.

Fontelas - Casa Nossa Senhora do Carmo

Não existem documentos que possam aferir com exatidão a origem da capela, contudo, no livro "Fontelas – Perfil Monográfico" da autoria de Alípio Martins Afonso, encontra-se uma referência da Capela da Nª. Srª do Carmo, indiciando que a sua existência é anterior a 1888.

A capela evidencia na sua fachada principal uma linguagem arquitectónica que nos remete para o século XVIII e para uma obra do arquitecto Nicolau Nasoni.

A casa situa-se num pequeno conjunto habitacional rodeado de vinhas, designado lugar da Portela, na Freguesia de Fontelas, concelho de Peso da Régua.

Os actuais proprietários, decidiram efectuar uma profunda remodelação da casa convertendo-a numa unidade de Turismo Rural – Casa de Campo, um projecto do arquitecto João Santos.

A casa disponibiliza um acolhedor e confortável espaço, combinando um estilo moderno com a história ainda visível e presente do seu passado associado à cultura da vinha e à produção do famoso vinho do Porto. Os lagares e a adega são um dos pontos de interesse a que os visitantes não ficam indiferentes.

Actualmente a casa tem uma pequena propriedade de 3 hectares que ainda produz uvas e azeitonas.
A Casa Nª Sra. do Carmo oferece ainda uma vista panorâmica para o vale do Douro e para as montanhas circundantes com os típicos socalcos e vinhedos. É sem dúvida um local diferente para passar uns momentos relaxantes, onde a calma, a tranquilidade e a natureza nos rodeiam.
Local maravilhoso que escolhemos. Um ambiente bastante familiar, onde o dono nos recebeu com grande simpatia. Feito o check-in apreciámos um pouco o local.

Pela manhã após o pequeno-almoço excelente com produtos da região, fizemos uma visita completa ao local. Deslumbrante, começando pela sala do pequeno-almoço, com um maravilhoso tecto em madeira do século XVIII, passando pelo local de repouso e pela piscina, acabando na capela.
Fontelas - Casa Nossa Senhora do Carmo

Um local para descanso completo, um pormenor, nos quartos não havia TV, só existe numa sala de convívio.
Finda esta visita despedimo-nos com pena da nossa estadia ser muito curta. Regressámos à Régua de táxi. Como tínhamos algum tempo antes do almoço decidimos fazer um passeio num pequeno comboio turístico, conduziu-nos até um ponto alto para vermos a linda vista do rio Douro. No regresso parámos ainda nas Caves do Vinho Rodo, onde nos deram a provar um vinho do Porto.
Peso da Régua - Caves do Vinho Rodo

Findo este passeio tinha chegado a hora do almoço. Almoçámos no mesmo local da véspera, no Hotel Régua-Douro. Findo o almoço seguimos até à estação para apanhar o comboio regional da Régua até à estação Porto - Campanhã, e em seguida o Alfa para o regresso a Lisboa.
Chegámos a Lisboa pelas 19h00, e chegámos muito satisfeitos depois duma viagem muito agradável. O nosso país tem locais magníficos que devem ser visitados, e os percursos de comboio também são muito agradáveis para admirar as lindas paisagens.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...