Avançar para o conteúdo principal

Passeio a Vila Franca de Xira

Este foi mais um passeio organizado pela Associação Mutualista do MontepioA este passeio foram, o Carlos e o Fernando Quinas.


Depois de ir ter com o Fernando a Alvalade, Lisboa e de bebermos o café, seguimos para o Sobralinho, local onde se encontra a Quinta e o Palácio do Sobralinho.

A visita começou pelas 10h:30.

Sobralinho - Quinta e Palácio

A partir do século XVII, a região de Vila Franca de Xira começou a atrair a alta nobreza para um grande número de quintas, que serviam de abastecimento e ao mesmo tempo de veraneio.

É neste contexto, que surge o Paço do Sobralinho, cuja fundação remonta ao século XVII, o qual integra, para além do Palácio, um parque, constituí­do por jardins, horta e mata.

Sabe-se que o Palácio foi edificado em finais do século XVII, e ampliado durante o século XVIII, e é com o Duque de Terceira, figura muito próxima da família real, que o Sobralinho se torna num local de encontro da aristocracia da época. Em 1918 o Paço do Sobralinho pertencia aos Condes de Sagres, tendo sido comprado por Camilo Infante La Cerda em 1919. Este decorou luxuosamente o palácio, contudo, em 1944, um violento incêndio destruiu-o por completo. Toda a propriedade foi então comprada por Ricardo Espírito Santo Silva, tendo as suas filhas iniciado as grandes obras de recuperação que se prolongaram até 1963. Os trabalhos de recuperação tiveram a cargo do arquitecto Luís Possolo.

Adquirida pelo Município em 1993, a Quinta Municipal do Sobralinho tem constituído desde então, e após um continuado esforço de recuperação do seu património, um importante apoio ao desenvolvimento de acções no Âmbito sociocultural, a par de uma actividade agrícola.

Foi uma decepção, pensámos que íamos visitar um interior com recheio, mas só vimos paredes, pintadas com gravuras, mas sem mobiliário.

Em seguida passámos para o exterior, para ver um local tratado, mas sem deslumbramento. O Palácio está actualmente a ser usado para eventos.

Seguiu-se a hora de almoço. Almoçámos em Vila Franca de Xira, na Tasca da Vila.

Na parte da tarde fizemos a visita à Praça de Touros Palha Blanco.

Vila Franca de Xira - Praça de Touros Palha Blanco

Foi-nos dada uma visão do espaço, e um pouco da história do mesmo. Foi uma visita agradável.

Construída em 1901, em apenas seis meses, surgiu com o objectivo de fazer face às despesas do Asilo Creche, uma instituição que, aquando da peste da pneumónica, acolheu muitas crianças órfãs. Foi, ainda, o local escolhido para a concentração de gado cavalar mobilizado para a Segunda Grande Guerra.
Esta é de facto, uma praça de características singulares pelo facto de ser a única do paí­s onde se deram quatro corridas de toiros de morte (em 1925, 1927, 1966 e 1967) e pela primeira vez na Península Ibérica, se realizaram nove corridas seguidas. As corridas de toiros de morte traduziram-se em grandes êxitos, contudo, os toureiros portugueses não escaparam à prisão. É também uma das poucas do praças paí­s onde, até à data, não faleceu ninguém.

Terminada esta visita dirigimo-nos para a Câmara Municipal, para fazermos um trajecto pelo Centro Histórico.

Vila Franca de Xira - Câmara Municipal

Da Câmara Municipal, passámos pela Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz, Casa Museu Mário Coelho, Estação do Caminho de Ferro com os seus painéis de azulejo, e acabámos no Mercado Municipal que foi reabilitado não há muito tempo.

Vila Franca de Xira

Finalizámos a visita pelas 18h:30, e em seguida o regresso a Lisboa. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia da Comporta e Alcácer do Sal

Uma ida à Praia da Comporta e almoço em Alcácer Sal .  Apreciamos muito esta linda cidade pela sua bela paisagem sobre o Rio Sado , quando podemos voltamos. O almoço foi no Restaurante Retiro Sadino , comemos um Arroz de Lingueirão que estava uma delícia. Depois do almoço fizemos um percurso pela zona ribeirinha do rio Sado.

Férias em Manta Rota

  Este ano resolvemos passar uns dias de férias na praia de  Manta Rota , Algarve.   Como estávamos um grupo familiar, alugámos uma moradia perto da praia para a nossa estadia. Além de praia como estavam também de férias as nossas crianças, e os adultos também gostam, fomos passar um dia no Zoo Marine em Albufeira . Uma ida à Praia das Fontainhas , uma praia selvagem quase exclusiva inserida no meio de falésias em Porches, Lagoa . Foi uma aventura que só foi possível pelo grande conhecimento desta região da nossa priminha Inês que reside nesta zona do Algarve. Já no final das nossas férias aproveitamos, para uma pausa de praia, uma ida a Ayamonte e um percurso pelas praias de Isla Canela . Várias praias com grande extensão de areia, de perder a vista. ao longe podemos ver Vila Real de Santo António.  

Teatro "Fim de Semana com Sogros"

  No TIO - Teatro Independente de Oeiras assistimos à divertida comédia "Fim de Semana com Sogros". Sinopse: O casamento ia de vento em popa… ou não, até ao momento em que, sabe-se lá porquê… ou não, uma rajada de vento provocada pelo anticiclone dos Açores virou a vida de João Avilez de Melo e Murtosa de pernas para o ar. Isabelinha, a Belita do Johnny, saiu de casa levando o único filho que ainda aturava os pais.  A mãe de João chega da Alemanha para consolar o filho… ou não. O sogro aparece de surpresa… ou não. A empregada doméstica “joga em todas as frentes” … ou não. Se o ódio é a outra face do amor, então o amor é a outra face do ódio e, já dizia o outro, se uma porta se fecha, logo duas ou três se abrem… ou não. Chama-se a isto oportunidades. Elenco:   João Avilez de Melo e Murtosa: Carlos d’ Almeida Ribeiro Áurea Avilez de Melo (a mãe de João): Maria Helena Falé Tamára Sophia Alagoas Braga (empregada doméstica): Bárbara Meirelles Tito Antonino Vale César (o...